Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Atletas de Prudente brigam por medalhas em Sul-Americano de Atletismo

Sérgio Borges

Em 28/09/2022 às 13:10

Victória é bicampeã brasileira dos 400 metros pela categoria Sub-23

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

A velocista Maria Victória Belo de Sena e o saltador Gabriel Luiz Boza, ambos da Associação Prudentina de Atletismo (APA-SP), disputam o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23. O certame será realizado de 29 de setembro a 1º de outubro, no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo em Cascavel, no Paraná.

Organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição que faz parte do calendário da Sul-Americana reunirá 277 atletas de 11 países. O Brasil, como sede, terá 78 inscritos em busca do lugar mais alto do pódio e da manutenção da hegemonia do país no evento.

Visando melhorar sua marca e representar o Brasil da melhor forma possível, Victória finalizou sua preparação nesta semana.

Treinada por seu pai, o ex-atleta Inaldo Sena, que também foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para esta competição internacional, a atleta, de 22 anos, se diz confiante em conquistar um bom resultado, mesmo diante das dificuldades enfrentadas atualmente para treinar, devido a reforma da pista em Prudente.

“Sobre a pista, não temos muito o que fazer, aguardamos as devidas providências. Nossa parte é nos prepararmos e dar o nosso melhor nas competições. Quero focar no resultado, representar o Brasil, nosso clube e Prudente, com toda minha energia, buscando o melhor resultado em prol do atletismo brasileiro”, fala Victória.

No dia 17 de setembro, ela venceu a prova de 400 m com 53.47 na quarta etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, realizado no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e se tornou bicampeã brasileira da prova nesta categoria.

De olho em mais um pódio

Medalha de bronze no salto em distância no Mundial de Atletismo Sub-20 disputado no início de agosto, em Cáli, na Colômbia, com um salto de 7,90, o paranaense Gabriel Luiz Boza, de 19 anos, busca voltar a saltar oito metros ou mais no fechamento da temporada. Para isso, ele terá mais uma oportunidade no Campeonato Sul-Americano, onde saltou pela primeira vez a marca de 7,90.

O saltador é treinado por Cremilson Julião Rodriques, o Montanha, um dos 15 treinadores convocados pela CBAt para a competição em Cascavel. Atual líder do Ranking Brasileiro Sub-23, o atleta chega como um dos destaques do Brasil na competição. Hoje, segundo o treinador, Boza se encontra preparado física e mentalmente para conquistar um bom resultado.

Atualmente o atleta também convive com as mesmas dificuldades em termos de treino em Presidente Prudente e segue o cronograma previsto com as devidas alterações.   

Para o seu treinador, que também é presidente da APA, a reforma da pista realmente é necessária. Por ter sido iniciada no meio da temporada, a dupla teve que ajustar treinamentos e buscar novas alternativas para finalizar o ano.

“Ficamos esperançosos, pensando que teríamos uma pista nova para iniciar o ano. Nossa preocupação agora é que as obras estão paradas e começamos a acreditar que não teremos pista em 2023. Isso nos atrapalha muito pela falta de um espaço adequado, principalmente nestas provas técnicas. Mas a ideia agora é focar neste Sul-Americano e ver o que conseguimos de melhor, sabendo que entramos sempre para dar o máximo”, comenta Cremilson. (Com informações da Assessoria de Comunicação da CBAt)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.