Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com vaga garantida em Mundial, Gabriel Boza mira índice olímpico em boa fase

ROGÉRIO MATIVE E SÉRGIO BORGES

Em 21/05/2021 às 10:45

Com 7,90 metros, Gabriel Boza lidera o ranking mundial da categoria, ao lado do alemão Oliver Koletzko

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Com apenas 18 anos e com um objetivo fortemente traçado: buscar vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Primeiro do ranking mundial de salto em distância, o atleta da Apa/Semepp, Gabriel Boza, utilizará três campeonatos para incrementar 32 centímetros a sua melhor marca, começando pelo Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em Bragança Paulista, que começa nesta sexta-feira (21).

Natural de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR, Boza deixou as baixas temperaturas para enfrentar, há cinco meses, o calor e tempo seco de Presidente Prudente. Para ele, foi a escolha certa para seu alinhamento nas pistas. 

"Cheguei em janeiro desde ano. Fiz a escolha certa. Estou recebendo muito apoio aqui. Não adianta você ser bom atleta e não ter apoiadores. E quando cheguei aqui ganhei tudo isso de primeira, isso me fazer crescer cada vez mais. Estou muito feliz aqui. Único obstáculo até agora foi o calor, mas já me adaptando", diz.

Com 7,90 metros, Gabriel Boza lidera o ranking mundial da categoria, ao lado do alemão Oliver Koletzko. Classificado para o Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, em agosto, e para o Pan-Americano da categoria, em Santiago, no Chile, em outubro, o atleta mira o índice olímpico.

"Estou treinando muito bem, os trabalhos estão sendo bem feitos. Estou seguindo bem todos os treinos passados, sem dores. Conquistar uma vaga olímpica é o sonho de qualquer atleta. Estou muito confiante, pois já no início da temporada saltei 7,90 metros, aumentando mais de 20 centímetros da minha melhor marca. Se eu continuar crescendo nesse ritmo posso conquistar o índice olímpico", projeta o jovem.

Para tal, precisa aumentar em 32 centímetros sua melhor marca, o que ele pretende fazer durante o Brasileiro Sub-20. "É uma marca alta, 8,22 metros, mas tudo pode acontecer no salto em distância, inclusive estou focado de buscar esse resultado no Brasileiro", crava.

"A Olímpiada é o auge da carreira de um atleta, com medalha é um outro sonho realizado. Seria algo extraordinário conquistar isso para um atleta novo como eu, com 18 anos", frisa Boza.

Apesar das dificuldades em treinar uma pista com vários problemas, o técnico Cremílson Julião Rodrigues, também acredita na conquista do índice olímpico. "O Gabriel Boza é um menino que já está classificado para o Pan e Mundial, mas estamos indo em busca de melhoras. Aumentar sua marca e atingir um índice olímpico, quem sabe", pontua. 

"Ano passado foi muito difícil devido a necessidade de cancelar as competições. Neste ano, vou disputar o Sul-americano no próximo mês; Pan e Mundial em seguida. Meus planos é medalhar em todas essas competições. Mas, tudo vai depender da pandemia e da manutenção dos campeonatos", planeja Boza.

O início por 'brincadeira'

Sempre ligado ao atletismo, o gosto era por provas de velocidade. Contudo, o salto em distância surgiu 'sem querer' e por um 'empurrãozinho' da professora. "Comecei em São José dos Pinhais, nos Jogos Escolares. Sempre gostei muito de prova de velocidade e também brincava de salto em distância com meus amigos. Colocava duas madeiras, uma em frente a outra, e praticava os saltos. Mas, nem sabia que isso existia em uma competição", relembra. 

"Em agosto de 2017, a minha professora me inscreveu na prova de velocidade e salto em distância. Foi quando começou essa paixão e, desde então, não parei mais", descreve. 

Apesar de figurar entre os melhores do mundo em sua categoria, Boza garante que nada mudou no dia a dia. "Apesar de ter conquistado o topo do ranking mundial, o que me deixou muito feliz, nada mudou no meu dia a dia desde 2017. Claro, agora tenho mais responsabilidades e o cuidado maior com o corpo, como dormir cedo, comer bem e treinar", comenta.

"Ser o primeiro do mundo é dentro e fora das pistas", finaliza.

Brasileiro Sub-20

Até domingo (23), o Brasileiro Sub-20 será a oportunidade para os atletas tentarem os índices exigidos para o Mundial Sub-20 de Nairóbi e para o Pan-Americano em Santiago.

Sem a presença de público por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os fãs do esporte poderão acompanhar o desempenho dos novos talentos na competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports.

O Brasil já tem nove atletas qualificados para o Mundial – seis homens e três mulheres – e o prazo para a obtenção dos índices exigidos pela World Athletics termina no dia 18 de julho. 

A competição reunirá representantes de 123 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.