Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Gabriel Boza disputa final do salto em distância no Mundial Sub-20

Sérgio Borges

Em 20/08/2021 às 08:25

Paranaense, Boza treina com o técnico Montanha em Prudente

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

Atleta da Associação Prudentina de Atletismo (APA/SP)/Semepp/Talento Olímpico, o paranaense Gabriel Luiz Boza, 18 anos, disputa a final do salto em distância no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, no Estádio Kasarani, em Nairóbi, Quênia. A prova está prevista para começar a partir das 10h35. 

Primeiro do ranking brasileiro no salto em distância, Boza entra na final com a terceira melhor marca entre os atletas inscritos na prova: 7,90 metros. “Sempre passa um filme na minha cabeça e me imagino saltando bem. Deposito meus sonhos nas mãos de Deus e, após orar pedindo força e confiança, me imagino gritando e me emocionando. Estar entre os melhores do mundo faz uma diferença, os trabalhos estão sendo feitos e estou confiante, sei que vou dar o meu melhor e espero conseguir um bom resultado para o Brasil”, diz.  

Nascido em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR, o saltador diz que sempre gostou das provas de velocidade. Mas, o salto em distância, que até então era apenas uma brincadeira entre os amigos, surgiu como um “empurrãozinho” em sua vida. "Depois, passou a ser levado a sério e se tornou a prova preferida", revela. 

Esta indicação, que mudou tudo, partiu de uma professora que o inscreveu no salto em distância nos Jogos Escolares de 2017. Assim, aos 14 anos, ele teve a oportunidade de usar sua primeira sapatilha de atletismo, um presente de seu irmão Vagner. 

Na ocasião, após passar por todas as fases, treinar por mais um mês, o caçula entre oito irmãos, foi campeão dos Jogos da Juventude. A sapatilha já estragou, mas está muito bem guardada como um troféu pela dedicação ao esporte, gratidão ao irmão e a família presentes em sua vida.

Em julho deste ano, no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, realizado no Peru, Boza conquistou a medalha de prata para o Brasil, com um salto de 7,50 metros. "As nossas expectativas são as melhores. Estamos bastante confiantes, pois o ciclo foi feito e ele está pronto e apto para fazer seu melhor resultado", diz o treinador Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha. 

 Montanha diz que Boza (à esquerda) está pronto para a final | Foto: Cedida/Cremilson Julião Rodrigues 

"Ele foi muito bem nos treinamentos que fizemos aqui, no reconhecimento da pista. Ele é um menino aguerrido. Importante que está tranquilo e focado no objetivo", finaliza.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.