Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jerusa Geber quebra recorde mundial e mira Mundial de Paris

Da Redação

Em 25/03/2023 às 21:56

Jerusa Geber exibe sua medalha após prova dos 100m no Circuito de Atletismo

(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Radicada em Presidente Prudente, a velocista acreana Jerusa Geber, 40, da classe T11 (cegas), quebrou o recorde mundial dos 100m durante a 1ª Fase Nacional do Circuito de Atletismo, competição que reúne 324 atletas na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até domingo (26). 

Medalhista em três edições de Jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020), Jerusa completou a distância em 11s83, na manhã deste sábado (25) e melhorou sua própria marca de 11s85, feita também no CT Paralímpico, em setembro de 2019. 

O Circuito atende a todos os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla inglês), mas o recorde da acreana ainda necessita ser homologado pela World Para Athletics (WPA), entidade que rege o atletismo paralímpico mundial.

Havia quatro anos nenhuma velocista cega fazia os 100m em menos de 12s. Na história, além de Jerusa, apenas as chinesas Cuiqing Liu e Guohua Zhou, além da britânica Libby Clegg conseguiram tal feito. Outras duas atletas do Brasil chegaram perto: a paranaense Lorena Spoladore, que registrou o tempo de 12s02, em 2019, e a mineira Terezinha Guilhermina, que terminou a distância em 12s10, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.  

"Estava perseguindo o recorde já no Grand Prix de Marrakech [Marrocos], início de março, que foi a primeira competição do ano. Mas era para conseguir aqui, na minha casa. Eu gosto muito desta pista e me sinto bem nela. Agradeço muito ao meu treinador e marido, Luiz Henrique Barboza, que faz aniversário neste sábado. Foi um presente para ele. Também sou grata ao meu guia Gabriel Garcia. Eles fazem parte desta conquista”, diz a velocista, bronze nos 200m T11 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. 

Jerusa ainda disputará os 200m, na manhã deste domingo, no Circuito. 

Pensando alto 

"Fizemos o resultado que estávamos esperando. Demorou um pouquinho para sair, mas veio. Temos a certeza que tem muito a conquistar, e agora é buscar um ótimo resultado no Mundial de Paris, na França [disputado de 8 a 17 de julho deste ano]", crava a atleta.

Esposo e treinador, Luiz Henrique Barboza cita a boa fase da equipe, que segue treinando de forma improvisada em Prudente. "A gente vem trabalhando muito forte no dia a dia, em Prudente. Mesmo improvisado [os atletas seguem sem a pista da Unesp para treinar devido ao atraso da reforma], as coisa vão andando e acontecendo. Essa marca nos dá um pouco de tranquilidade até para trabalhar outros aspectos. Estamos muito felizes, com uma energia muito positiva", fala, em entrevista ao Portal.

"Fizemos um grande resultado estabelecendo uma nova marca. Agora, daremos uma pausa para mudar os treinos", adianta Gabriel Garcia, atleta-guia de Jerusa Geber. (Colaborou Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro e Sérgio Borges/NoFoco)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.