Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Apop monitora treinamento de atletas durante festival em Prudente

Da Redação

Em 26/02/2024 às 19:42

Associação Paradesportiva do Oeste Paulista teve 35 representantes avaliados pela comissão técnica

(Foto: Giovanna Guessada/Unoeste)

As águas da piscina de 50 metros do Complexo Aquático ‘Antônio Macca’, no Centro Olímpico de Presidente Prudente, ficaram agitadas no último sábado (24), com a realização do 1º Festival de Natação Unipontal “Troféu Mariana Franklin Ferreira Silva”. 

O evento, que homenageia em sua nomenclatura a saudosa atleta Mariana Franklin Ferreira Silva, que morreu em 2020 vítima da Covid-19, foi realizado pela União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e Associação Prudentina de Apoio à Natação (Apan). 

Dentre os participantes inscritos estavam 35 atletas da equipe Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop). O principal objetivo dessa primeira edição do festival foi incentivar a prática da modalidade entre os municípios que integram a Unipontal, bem como favorecer a descoberta de novos talentos da natação. 

Por isso puderem participar atletas de ambos os sexos, de sete a 18 anos de idade, residentes nos municípios associados à Unipontal, independentemente de vínculo com instituições de ensino esportivo da pratica aquática, a exemplo de clubes, escolinhas, projetos sociais, etc.

A treinadora da equipe de natação paralímpica da Apop, Micheline Cardoso Pereira, explica porque a participação da associação no festival foi tão importante. “Serviu como monitoramento de treinamento, onde atletas puderam nadar as provas de 50 metros como forma de preparação para competições futuras, e a gente avaliá-los. Tivemos atletas que estrearam pela primeira vez num festival, e também a participação daqueles que já são top 3 no ranking brasileiro, a exemplo do Gabriel Pires convocado para seleção brasileira de jovens. Então foi um monitoramento importante para o primeiro evento do ano. Pode me mostrar que estamos no caminho certo na questão da periodização do treinamento”, destacou.

O festival contemplou com medalhas de participação todos os atletas que caíram na água. A exemplo do atleta Gabriel Pires, que por estar em constante destaque no cenário da natação, recebeu recentemente do Comitê Paralímpico Brasileiro o convite para participar da 1ª Fase de Treinamento de Jovens de Natação de 2024, realizado entre 22 e 27 de janeiro nas instalações do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. 

“O esporte pra mim é tudo porque desde pequeno estou envolvido e depois que eu encontrei a natação, cada dia que passa eu me sinto mais em casa. Fico muito feliz em estar representando a equipe [Apop/Semepp/Centro de Referência]. Sobre o festival, é muito bom ter uma primeira competição no ano, e sendo em casa é ainda melhor porque dá para começar o ano bem”, disse o atleta. (Com Assessoria de Imprensa/Unoeste)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.