Maycon Morano
Em 23/08/2010 às 15:53
A vereadora Bernardete Querubim protocolou pedido de desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) junto ao cartório eleitoral de Presidente Prudente, por volta das 14h desta segunda-feira (23). A entrada do documento é confirmada pelo chefe da 101ª Zona Eleitoral, José Adriano Stangarlin.
“Nós vamos analisar a solicitação que ela nos deixou aqui e depois entregamos ao juiz eleitoral, que vai despachar. Fazemos a retirada de seu nome do partido através de um sistema online. Na hora ela já é desfiliada”, explica Stangarlin, revelando que o processo deve ser feito até essa terça-feira (24).
O Portal tentou contato com Bernardete Querubim, mas ela não foi localizada. O provável motivo de desfiliação da veradora é o imbróglio entre ela e sua sigla, que teve início quando seu pedido de candidatura foi negado na convenção estadual do PSB. Assim começou a disputa entre Bernardete e PSB. Ela protocolou uma ação para anular a convenção do partido e chegou a cogitar deixá-lo. Para tentar concorrer à estadual, Bernardete pediu seu registro de candidatura diretamente no TRE.
Porém, mesmo constando no site de divulgação dos candidatos das eleições deste ano, a assessoria de comunicação do TRE-SP afirmou que ela não era certa na disputa do pleito, já que deveria ter sido indicada na convenção do partido, conforme a legislação eleitoral. Esse foi o motivo, inclusive, de a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ter pedido sua impugnação.
Apesar do imbróglio, ela estava confiante e, recentemente, na visita do candidato ao governo do Estado Paulo Skaf (PSB), ela já distribuía santinhos e membros de seu comitê - que já tinha CNPJ - carregavam banners com seu nome e número.
O anúncio da possibilidade de sua candidatura foi feito em dezembro do ano passado, quando a executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou que pretendia lançar três candidatos a deputado na região de Presidente Prudente, entre eles, Bernardete.
Além da vereadora, a reportagem também tenta contato com o PSB local.
Atualizada às 16h08
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.