Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cidinho Lourenção pede cassação de Bernardete por infidelidade

Thiago Ferri

Em 25/11/2010 às 15:29

O ex-vereador e primeiro suplente Cidinho Lourenção (PSB) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária contra a vereadora prudentina Bernardete Querubim (sem partido), que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) em agosto deste ano, após desentendimento com integrantes da sigla. Ela ficou insatisfeita por não ter obtido legenda para concorrer à deputada estadual.

Entenda o imbróglio entre Bernardete e PSB

O processo foi distribuído no TRE no último dia 25 de outubro e tem como autor apenas Aparecido Lourenção (Cindinho), sem o partido. Em 19 de novembro Bernardete foi citada para apresentar resposta no prazo de cinco dias.

Ela confirma que foi oficiada nessa quarta-feira (24). “Foi uma coisa que me surpreendeu e me deixou muito triste, afinal eu fui a vereadora mais votada da história de Prudente. O que eu fiz de errado? Apenas deixei a casa que não me aceitava, que só me usou para colocar mais dois vereadores na Câmara. Mas já acionei meu advogado e vou até o fim para cumprir o mandato que o povo me deu”, afirma.

Bernardete se disse decepcionada com Cidinho. "Ele é meu amigo, um homem religioso, mas nem me ligou, não falou nada, fiquei surpresa com a notícia e muito triste por ter partido dele essa a ação. Mas vamos tocar em frente", admite.

O ex-vereador, por sua vez, destaca que está apenas cumprindo seu dever, com base na legislação eleitoral. “Não tenho absolutamente nada contra ela, pelo contrário. Não é nada pessoal, mas existe uma norma do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] que estabelece que a vaga pertence ao partido e não ao vereador, e quando se deixa o partido perde-se a vaga, ou pelo menos há um processo nesse sentido”, diz ele, referindo-se à Resolução-TSE 22.610/2007.

“Eu também passei por isso quando deixei o PMDB para ingressar no PSB, mas consegui comprovar que tinha causa justificada para sair do partido. Ela também deve ter os motivos dela, vamos ver quais são”, completa ele em entrevista ao Portal.

Questionado se a iniciativa de promover a ação foi dele ou do partido, Cidinho revela uma “orientação”, mas assume a autoria. “Houve uma orientação do diretório municipal porque é interessante para o partido ter gente representando a sigla na Câmara e como ela saiu seria um a menos. Mas fui eu quem teve a iniciativa de mover a ação, o partido só me ajudou com a documentação. Só que eu não estou muito preocupado com isso, não estou criando muita expectativa”, conta.

Quando se desfiliou, Bernardete alegou justa causa pelos motivos de perseguição política e mudança de ideal do partido, segundo informou à época o seu advogado, Marcelo Manfrim.

Caso o TRE julgue procedente o pedido de cassação e declare vago o cargo, quem o assume é o primeiro suplente da coligação "Por amor a Prudente", a qual pertenceu Bernardete nas eleições municipais de 2008, no caso é o professor Cidinho Lourenção (PSB). A coligação tinha as siglas PSB, PPS, DEM, PFL e PRB.

Bernardete Querubim foi eleita pela primeira vez nas eleições de 2008, obtendo o recorde com 7.400 votos. Cidinho Lourenção foi vereador por dois mandatos em Presidente Prudente, entre 2001 e 2008. No último pleito municipal ele obteve 1.465 votos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.