Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vazamento em frigorífico deixa quatro mortos e 40 feridos

Da Redação

Em 31/01/2012 às 13:35

Unidade frigorífica de Bataguassu

(Foto: Divulgação)

Um vazamento de produto químico no Frigorífico Marfrig, em Bataguassu/MS, provocou, até o momento, quatro mortes e mais de 40 vítimas que foram hospitalizadas, na manhã desta terça-feira (31). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu o chamado por volta das 11h. Equipes de socorro já atuam no local, que foi isolado.

De acordo com os bombeiros, quatro mortes já foram confirmadas, outras quatro pessoas estão gravemente feridas. Mais de 30 pessoas foram diagnosticadas com quadro de intoxicação. Segundo o sargento Barcelos, quatro vítimas morreram antes de chegar à Santa Casa de Bataguassu, onde estão recebendo os primeiros atendimentos.

No hospital, a informação é de que o Pronto Socorro está lotado após entrada de cerca de 30 pessoas. Algumas vítimas estão sendo transferidas para o Hospital Municipal de Três Lagoas/MS e Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. Até agora, já foram encaminhadas 10 pessoas ao HR, três em coma induzido, segundo o coronel-PM Ociel Ortiz Elias.

Os bombeiros tiveram de interromper os trabalhos de contenção do vazamento porque a roupa utilizada, de nível A, e o gás oxigênio acabaram. Bombeiros de Campo Grande estão a caminho de Bataguassu em helicópteros. Militares de Três Lagoas e Nova Andradina também foram acionados.

O coronel De Paula, do Corpo de Bombeiros, afirmou que houve um vazamento de ácido de cloro propiônico, que é tóxico, e que a contenção está sendo feita com jatos de água neblinada. Técnicos da empresa responsável pelo frigorífico devem avaliar a gravidade do vazamento, e para isso vão usar roupas especiais para entrar na unidade.

Ainda não há mais detalhes sobre as causas do acidente, supostamente uma explosão em um duto de gás. A unidade de Bataguassu trabalha no processamento de carne bovina. A área ao redor do frigorífico está isolada; o vazamento do gás continua. A Polícia Rodoviária Federal faz o isolamento da Rodovia BR-267, onde fica o frigorífico.

Em nota, a empresa informa que que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos.

Confira a nota na íntegra:

Esclarecimento

A Marfrig informa que o acidente envolvendo a unidade de curtume no município de Bataguassu (MS) já foi controlado e que os funcionários atingidos já foram removidos e estão sendo atendidos pela Santa Casa local.

O curtume foi evacuado e, em conjunto com a polícia civil e técnica, a causa do acidente está sendo apurada. Informações preliminares indicam que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos inerentes da atividade de curtume.

Executivos da empresa estão no local empenhados na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. Assim que as informações estiverem esclarecidas a empresa voltará a informar. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente.

Grupo Marfrig

(Com informações do G1, Campo Grande News e MídiaMax)

Atualizada às 13h59, 16h e 17h39 para acréscimo de informações
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.