Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente deve implantar coletores subterrâneos de lixo

Rogério Mative

Em 07/02/2012 às 17:45

Serão instaladas 30 lixeiras ao longo da extensão do Calçadão e em pontos estratégicos do Parque do Povo

(Foto: Reprodução/Marcos Sanches)

Presidente Prudente pode contar, em breve, com um novo sistema de coleta de lixo. A Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) estuda implantar coletores de resíduos, que serão instalados no subsolo de calçadas. O objetivo é reduzir os custos da coleta.

O projeto, semelhante ao utilizado em países europeus, foi apresentado em reunião do conselho administrativo da Prudenco. O sistema, além de reduzir os custos, diminuiria o emprego de mão de obra e deslocamento de veículos.

A intenção é implantar o sistema ainda no primeiro semestre deste ano, após conclusão dos trâmites burocráticos. De acordo com o engenheiro Ronaldo Florentino dos Santos, o sistema consiste em recipientes colocados na superfície sobre grandes contentores subterrâneos que comportam três metros cúbicos de lixo.

Os contentores são divididos em duas células: uma destinada ao lixo orgânico e outra a materiais recicláveis. Os resíduos descartados serão direcionados ao recipiente subterrâneo e em dias específicos o caminhão recolherá o lixo dos coletores. “Desta forma não haverá sujeira e mau cheiro. A vantagem é que além de minimizar o serviço, reduz custos e otimiza os trabalhos”, ressalta.

Santos afirma que o projeto é estudado há um ano. "Além destas vantagens, o projeto visa melhorar a eficiência, qualidade e produtividade do sistema de coleta", reforça. Inicialmente serão instaladas 30 lixeiras ao longo da extensão do Calçadão e em pontos estratégicos do Parque do Povo, onde há grande volume de lixo, como nas proximidades de lanchonetes. Cada lixeira está orçada em aproximadamente R$ 19 mil.

"A ideia é que os próprios estabelecimentos armazenem o lixo nas lixeiras ao final do expediente, assim como as varredoras que atuam na área central, que não precisarão mais depositar ao final do dia os resíduos em sacos nas calçadas para que possam ser coletados posteriormente pelos caminhões. Com esse sistema, a coleta ao invés de ser diária, passará a ser feita apenas três vezes por semana, já que o lixo ficará acondicionado em reservatórios. Além disso, ao invés de três coletores por caminhão, será necessário apenas o motorista e um coletor para operar a retirada do contêiner”, fala.

Segundo Santos, o projeto foi implantado recentemente em Paulínea e está em fase de implantação em Barueri. “Se der certo e a população aderir, vamos dar um salto em termos de limpeza pública”, finaliza. (Com assessoria de imprensa)
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.