Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Acordo adia projeto da oposição na Câmara-PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/03/2013 às 18:57

Único vereador considerado de oposição na Câmara Municipal de Presidente Prudente, Adilson Silgueiro (PMDB) por pouco não conseguiu emplacar a votação do Projeto de Lei Complementar "Lei da Ficha Limpa Municipal". Porém, com pouco apoio, o parlamentar teve que ceder e fazer um acordo com a maioria.

A proposta quer disciplinar nomeações para cargos em comissões e funções gratificadas no Executivo e Legislativo, estabelecendo critérios e condições, atingindo até o Conselho Tutelar. Agentes políticos que perderam seus mandatos por irregularidades nos últimos oito anos ou que tenham decisão judicial eleitoral julgada procedente por abuso de poder econômico ou político deverão ser barrados caso a proposta seja aprovada pela Câmara.

Como o projeto estava parado nas Comissões Permanentes da Câmara sem receber parecer, Silgueiro utilizou-se do Regimento Interno para colocar a proposta na pauta do dia, durante a sessão ordinária de segunda-feira (18). O pedido foi aprovado pelos companheiros de plenário, mas apenas para adiarem a votação. "Adiamento é regimental, mas não pode exceder 15 dias segundo o Artigo 44, sendo que a prorrogação acontece apenas uma vez", explica Silgueiro.

Demerson Dias (PSB) e Natanael Gonzaga (PSDB), usando a ausência de Izaque Silva (PSDB) que estava internado por problemas de saúde, inicialmente pediram adiamento da votação por 10 sessões.

O autor do projeto rebateu a ideia, classificando-a como um "disparate". "Dez sessões é um disparate. Acho que uma sessão está de bom tamanho. O Izaque não ficará tanto tempo internado", diz.

Curiosamente, Demerson revelou estar disposto a assinar o projeto como coautor. "Ninguém queria esse projeto. Pediram até para tirar, mas ele é bom e vou até o final", promete Silgueiro.

Após conversa interna entre os parlamentares, ficou acertado o adiamento por cinco sessões. Porém, Silgueiro revela que debaterá o assunto com a população através de placas publicitarias e campanha de divulgação em escolas.

"Vou meter outdoor. Quero começar uma campanha com os estudantes também, como fazia na época estudantil no Sarrion. Vou mobilizar a sociedade para aprovar esse projeto", conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.