Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Semav descarta implantar temporizador em semáforos

ROGÉRIO MATIVE

Em 23/05/2013 às 15:16

No ano passado, semáforos com temporizador foram testados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo

(Foto: Arquivo/Paulo Liebert/AE)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou requerimento pedindo, ao Executivo, a implantação de semáforos com temporizador nas principais avenidas do município. Mas, a ideia proposta pelo vereador Ivan Júnior (PTB) não deverá receber aval da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav).

Segundo o vereador, o objetivo é que o dispositivo faça com que o motorista tenha “uma decisão assertiva” se haverá tempo hábil para seu veículo passar no sinal verde e, com isso, aumentar a segurança dos pedestres que por ali transitam.

“A frota de veículos vem crescendo a cada dia em nossa cidade e com isso há uma grande dificuldade na circulação e no bom funcionamento das vias públicas. É preciso com urgência implantar sinalizações eficazes que venham contribuir para a diminuição de acidentes e até mesmo multas desnecessárias em virtude de avanços ao sinal vermelho nos semáforos”, pontua.

O ofício com o requerimento aprovado pelos parlamentares ainda não recebido pela Semav, porém, o secretário responsável pela Pasta, Oswaldo Bosquet, adianta que Prudente não contará com o dispositivo.

"Em primeiro lugar cabe ressaltar que esse semáforo com temporizador não é regulamentado. Algumas cidades acabaram implantando como um experimento. Mas ele não pode permanecer em uso", avisa Bosquet.

Segundo ele, o temporizador já foi testado na cidade, contudo, sem sucesso. Para Bosquet, existe maior probabilidade de acidentes com a implantação do sistema. "Ao contrário que é imaginado, o temporizador não auxilia no fluxo do trânsito. Só dá uma satisfação de tempo ao condutor", diz.

"Assim, cria uma ansiedade pela abertura ou fechamento do sinal, fazendo com que o motorista avance provocando colisões. Vimos isso em algumas cidades que contam com o temporizador", finaliza.

Em algumas cidades

Semáforos com contagem regressiva são usados há cerca de 12 anos em Diadema, na Grande São Paulo, onde existem mais de 50 aparelhos do tipo. Já em São Caetano do Sul, o temporizador é utilizado há oito anos.

Uma pesquisa realizada pela USP de São Carlos apontou que, na cidade e em Piracicaba, onde os semáforos foram instalados, acidentes nos cruzamentos caíram 35% e 34%, respectivamente.

Uma das respostas para a queda nas colisões foi o tamanho do semáforo, maior e mais visível aos motoristas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.