Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mobilidade Urbana em PP terá apenas uma empresa

Projeto de R$ 35 milhões foi apresentado durante evento na OAB

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/02/2014 às 12:16

Projeto de Mobilidade terá início na zona norte; viaduto deve ser feito na rotatória do Museu

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Presidente Prudente apresentou o projeto de Mobilidade Urbana, orçado em R$ 35 milhões, envolvendo o Governo Federal e Caixa Econômica. Apenas uma empresa será a responsável pelas obras.

Com prazo de 10 meses para concluir todo o projeto, a empresa vencedora da licitação – que ainda será aberta – começará as obras na zona norte da cidade. “Nós vamos começar com duplicação da Rodovia Raimundo Maiolini e a construção da ciclovia. Depois, virão os outros projetos que serão executados, como aberturas de vias e terminais”, explica o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

“O cronograma é curto para o volume de obras, de apenas 10 meses. Se pegar um período de chuvas, máximo em 12 meses”, promete.

Segundo ele, a zona norte foi escolhida para dar início ao projeto devido os novos conjuntos habitacionais na região e a ligação com os distritos. “Como tem um volume de unidades habitacionais lá, precisamos dar melhor infraestrutura para o local. Sem contar os distritos. Tecnicamente achamos viável começar por lá”, diz.

“A empresa que ganhar não deve trabalhar com apenas um canteiro de obras. Mas, com várias frentes de trabalho”, adianta.

Transporte e alternativas

De acordo com o prefeito, o desafio será oferecer alternativas de transporte ao prudentino, como forma de desafogar o trânsito na área central. “As obras foram muito bem estudadas tecnicamente. Nós temos que oferecer atrativos á população. A cidade tem um volume muito grande de veículos. As vias não foram projetadas para esse volume. Ao mesmo tempo, se queremos diminuir o número de carros, temos que oferecer um transporte coletivo de qualidade, otimizando a movimentação desses coletivos, fazendo terminais, para que o cidadão se sinta atraído”, pontua.

“Se ele demora uma hora do Ana Jacinta ao Centro, com calor insuportável, em pé todas as vezes, ele não vai de ônibus”, fala.

Aprovou

Presente no evento, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) analisa o projeto como fundamental para a modernização da cidade. “Eu acho que mostra a preocupação do prefeito que sabendo os limites do orçamento municipal buscou parcerias com Estado e Governo Federal. São recursos fundamentais para a modernização de Prudente”, salienta.

Concorrência

Segundo a coordenadora da equipe do PAC 2 Mobilidade Urbana, Lúcia Maria Mendonça Santos, que integra a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, poucas cidades escolheram desenvolver projetos ligados à acessibilidade.

“Foram poucas as cidades que escolheram o projeto de mobilidade urbana, que vai oferecer inclusão social e meios não motorizados de transporte. Esse recurso passou por todo um processo de seleção, com várias etapas. Mais de 3,5 mil propostas”, revela.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.