Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura "sonha" com Centro Olímpico para setembro

Desejo dependerá da liberação regular de recursos por parte do governo

ROGÉRIO MATIVE

Em 29/04/2016 às 20:14

Obras do Centro Olímpico foram retomadas nesta sexta-feira (29), com a instalação da cobertura na piscina

(Foto: Secom)

Iniciado em 2009, o sonho em transformar o Centro Olímpico em Centro de Excelência para Formação de Atletas segue a passos curtos. Com projeção para ser reinaugurado em 2014, o espaço sofreu com várias paralisações nas obras e, agora, pode estar pronto em setembro deste ano. Porém, a Prefeitura de Presidente Prudente torce para que o Governo Federal realize a liberação de recursos apesar da instabilidade econômica e política que atravessa o país.

Inaugurado em 1980 pelo ex-prefeito Paulo Constantino, o Centro Olímpico foi o equipamento público a receber o maior projeto de reforma das últimas décadas na cidade.

Avaliado inicialmente em R$ 35 milhões, o rascunho original prevê ginásio de esportes, piscina olímpica e de saltos ornamentais cobertos e com vidros nas laterais, salão de uso múltiplo, novo piso na pista de atletismo, prédio de alojamento para atletas, centro de fisioterapia e nova sede administrativa da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), entre outras benfeitorias.

Quando começou

O dinheiro necessário para a modernização do local foi aprovado pela bancada dos deputados federais do Estado de São Paulo, em 2009, através de inclusão de uma emenda ao orçamento da União sugestionada pelo ex-deputado Talmir Rodrigues.

As obras tiveram início no dia 30 de novembro de 2011, quando as máquinas deram início ao processo de demolição da pista de atletismo. A reforma deveria ter sua primeira etapa concluída em 2012. Entretanto, a empreiteira responsável "abandonou" o serviço.

Depois de conseguir a rescisão do contrato em 2013 e abrir um novo certame de licitação, a Prefeitura reiniciou as obras. Mas, começou a sofrer com os atrasos no repasse de verba feito pelo governo federal.

Mais um pouquinho

A conta-gotas, o Ministério do Esporte liberou mais R$ 1.050.000,00 no fim do ano. Com a verba, as obras foram retomadas nesta sexta-feira (29), com a instalação da cobertura na piscina. A expectativa é pela regularidade do repasse e entrega do complexo até setembro deste ano.

“Com o repasse de mais um montante da verba do Ministério do Esporte, a empresa retomou as obras. Caso o Governo Federal continua repassando a verba normalmente, até setembro a obra deve estar pronta”, projeta o secretário municipal de Obras, Rodnei Rena.

O que falta

De acordo com ele, falta terminar nesta etapa a construção dos vestiários, além das partes de cobertura, calha, rufo, reparos na piscina, tubulação e calçamento. “Faremos de tudo para que o Governo Federal continue enviando o recurso para que a obra tenha sequência normalmente”, frisa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.