Da Redação
Em 12/07/2021 às 17:31
Apesar do limite aumentado para 60%, estabelecimentos seguem descumprindo decretos
(Foto: Secom)
Já conhecido da fiscalização, um bar recém-inaugurado no Jardim Itaipu foi autuado após ser novamente flagrado com aglomerações, o que fere os decretos municipal e estadual para conter o avanço da pandemia. Outros sete locais foram notificados, entre igrejas e demais estabelecimentos.
Em três dias, foram realizadas 100 inspeções em vários pontos da cidade. Em uma delas, houve a autuação ao bar por descumprimento às regras sanitárias, como falta de distanciamento e pessoas circulando em pé. O local já contabiliza duas notificações anteriores.
"Enquanto as pessoas estiverem em filas, aguardando para utilizarem os sanitários, ou em pé esperando mesas, o uso de máscara é obrigatório", ressalta o supervisor de departamento da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Daniel Gulim.
Já os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) efetuaram sete notificações e 70 visitas. "Neste montante estão inclusos bares, restaurantes, petiscarias, pizzarias, churrascaria, igrejas e propriedades particulares e públicas", diz o fiscal Luis Carlos Paulon.
Brincadeira ou pegadinha proposital?
Paulon também ressalta que ainda há muitas denúncias improcedentes, o que atrapalha o trabalho das equipes. “Os fiscais se deslocam ao local e encontram um cenário completamente diferente do que foi relatado, dificultando o trabalho”, cita. Ao todo, foram 140 denúncias atendidas entre quinta-feira (8) e domingo (11).
Há suspeitas de denúncias falsas realizadas por concorrentes de estabelecimentos para despístar os fiscais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.