Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Maconha sintética é a nova aposta de presidiários; apreensão sobe 700%

Da Redação

Em 02/10/2020 às 19:10

Na forma líquida, droga é borrifada em pedaços de papel na tentativa de burlar a vigilância dos agentes

(Foto: Cedida/AI)

Levantamento aponta que houve um aumento no número de apreensões da droga K4, também conhecida como maconha sintética, em correspondências e na área externa de presídios em todo o Estado de São Paulo. Na região de Presidente Prudente, o aumento foi de 684,2%, saltando de 19 para 130 ocorrências no comparativo entre os períodos de janeiro a julho de 2019 e janeiro a julho de 2020.

Considerando os números de todo o estado de São Paulo, houve crescimento de 488,83%, com 472 ocorrências em 2020, ante 86 no mesmo período do ano passado, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A K4, popularmente conhecida como maconha sintética, é formada por substâncias que simulam ou têm uma reação muito parecida com o THC que é o princípio ativo da maconha, porém muito mais potente. Na forma líquida, ela é borrifada em pedaços de papel na tentativa de burlar a vigilância dos agentes. 

Conhecida como k4, nova droga é mais fácil de ocultar em objetos encaminhados por correspondências 

Todos os Centros de Detenção Provisória, penitenciárias e Centros de Progressão Penitenciária do Estado contam com escâner corporal, aparelhos de Raio-X de menor e maior porte, além de detectores de metais de alta sensibilidade. 

Esses equipamentos são utilizados para coibir a entrada de equipamentos e drogas, atrelados a uma vigilância constante dos agentes de segurança treinados para evitar a entrada de ilícitos nas unidades, além de revistas periódicas nas dependências dos presídios.   

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.