ROGÉRIO MATIVE
Em 25/04/2022 às 09:45
Uso de celular por motoristas teve salto expressivo: de 17 para 113 ocorrências
(Foto: Arquivo/PMR)
Em cinco dias de operação especial nas estradas, a Polícia Militar Rodoviária (PMR) registrou aumento em quase todos os índices de ocorrências na região de Presidente Prudente. Uso de celular e embriaguez ao volante foram as infrações campeãs em balanço divulgado nesta segunda-feira (25).
Segundo a PMR, foram 19 acidentes nas rodovias que cortam as regiões de Prudente, Dracena e Presidente Venceslau entre quarta-feira (20) a domingo (24), quando terminou a Operação 'Tiradentes'.
Em comparação com 2020 - base de dados utilizada devido a pandemia -, são 15 ocorrências a mais. Também houve aumento em relação ao total de vítimas este ano: dos 10 acidentes com pessoas feridas, 10 tiveram escoriações leves, enquanto que quatro foram socorridas em estado grave.
"O ano em comparação foi o de 2020, o qual tivemos um período similar de dias de operação e assim, conseguimos extrair uma análise mais adequada para comparação", justifica.
Do outro lado, teve queda no número de mortes: no feriado deste ano, houve um registro de vítima fatal contra três no período anterior.
"Cabe ressaltar que a maioria dos acidentes poderiam ter sido evitados, pois em grande parte, a causa desses sinistros continua relacionada à imprudência, negligência ou imperícia dos condutores ou pedestres, bem como o desrespeito às sinalizações", destaca a PMR, em nota.
Infrações
Casos de embriaguez ao volante sofreram disparo de 4.300% entre os períodos analisados. Este feriado terminou com 88 flagrantes, contra dois em 2020. O uso de celular por motoristas também teve salto expressivo: de 17 para 113 ocorrências.
Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante, além de um menor apreendido por ato infracional. A PMR apreendeu ainda 4,2 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.