Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alimentos e itens de limpeza disparam e cesta básica passa de R$ 1 mil em PP

Da Redação

Em 03/05/2023 às 11:09

Artigos de limpeza apresentaram alta de 8,87%, segundo pesquisa

(Foto: Cedida/AI Toledo)

Com aumento visto em alimentos e itens de limpeza, a cesta básica voltou a ultrapassar a casa dos R$ 1 mil em Presidente Prudente. Um dos vilões é o tomate, que teve alta de até 40% no preço.

Segundo levantamento do Índice de Preços Toledo (IPT) feito em sete supermercados da cidade, a inflação é de 3,78% em relação ao resultado da segunda quinzena do mês anterior. Antes, o prudentino gastava R$ 983,49; agora, a cesta básica sai por R$ 1.020,67. 

Artigos de limpeza apresentaram alta de 8,87%, com destaque para o desinfetante (fragrância pinho/500ml) e o detergente líquido (500ml), com acréscimo de 24,94% e 8,15%, respectivamente. 

Seguindo a tendência de alta, os alimentos ficaram até 4% mais caros ao consumidor. É o caso do alho (kg), que teve aumento de 72,46%. Já o quilo do tomate subiu 40,88%. 

Como alívio, o grupo de higiene pessoal sofreu deflação de 1,48%. Na lista estão produtos como o desodorante spray (90-100ml), redução de 11,72%, e o shampoo (340-350ml), com baixa de 8,18%. 

A diferença de preços segue entre os locais pesquisados. O absorvente aderente (8 unidades) variou entre R$ 1,29 e R$ 5,49, resultando numa diferença de 325,58%. Enquanto que o sabão em pó (1kg) foi encontrado de R$ 3,99 a R$ 11,98, com uma diferença de 200,25%. 

Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. 

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. 

Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês. 

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