Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aluno da Escola José Carlos João participa de evento mundial no ITA

Da Redação

Em 22/05/2024 às 10:26

Na oportunidade, o estudante assistiu palestras, participou de debates e de oficinas

(Foto: Cedida)

O prudentino Miguel Rosa dos Santos, 9 anos, participou do Engineering Education for the Future (EEF-2024), evento mundial realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, para discutir o futuro da engenharia, uso de inteligência artificial e novas tecnologias.

Aluno da Escola Municipal José Carlos João, Miguel foi convidado pelo diretor de engenharia da MacJee, Danilo Miranda, que foi seu mentor durante o prêmio Sócios-Mirins AEITA 2022. Apesar do programa ser mantido por um ano, a mentoria de Miguel foi prorrogada por tempo indeterminado.

Na oportunidade, o estudante assistiu palestras, participou de debates e de oficinas. Ele esteve acompanhado dos pais, Josiane Mendonça dos Santos, que é coordenadora pedagógica de uma escola estadual, e Ricardo Rosa dos Santos, policial militar.

Sobre o EEF-2024

O evento discutiu o papel da engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação contribui com o processo de inovação na indústria no Brasil. Foram debatidos temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, aliados às discussões sobre os processos de aprendizagem e o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade.

Um dos destaques da programação foi o Fórum de Educação em Engenharia, que contou com uma série de cinco mesas-redondas, várias palestras e discussões interativas. As mesas-redondas abordaram inteligência artificial, mercado de trabalho em transformação, políticas de inovação e sustentabilidade, fornecendo uma plataforma dinâmica para explorar e debater soluções inovadoras.

Além do Fórum, o EEF-2024 proporcionou outras atividades, como o ITA Sprint, com o objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, para desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um hackathon que avaliou a melhor solução para um desafio sugerido.

A Mostra ITA 2050 destacou a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros institutos do DCTA.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.