Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alunos da rede municipal de Prudente atingem média 6 em nível de leitura

Da Redação

Em 08/02/2024 às 09:19

Na avaliação, os professores e orientadores pedagógicos utilizaram tablets e celulares como ferramentas avaliativas, além de um aplicativo exclusivo do CAEd para gravar a leitura dos alunos

(Foto: Arquivo/Secom)

De uma escala de 0 a 10, alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente atingiram média 6 em nível de leitura. O resultado da segunda etapa da Avaliação Somativa de Fluência em Leitura, realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), foi divulgado nesta semana.

Implementada na rede pública em 2018, a métrica visa aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. No município, participaram aproximadamente 1,8 mil alunos.

A secretária municipal de Educação (Seduc), Marta Andrade Mendes de Oliveira, ressalta que, a partir agora, o objetivo é articular a avaliação de fluência às demais avaliações, como o Saresp e Saeb, para uma ampla análise desses resultados.

“Focar na melhoria dos indicadores a partir da aprendizagem significativa do ensino da língua, com incentivo à leitura, organização de projetos de leitura que envolvam a família, os gestores e garantir o desenvolvimento pleno de nossos estudantes em processo de alfabetização”, afirma a secretária. 

Na avaliação, os professores e orientadores pedagógicos utilizaram tablets e celulares como ferramentas avaliativas, além de um aplicativo exclusivo do CAEd para gravar a leitura dos alunos.

Em Prudente, são 30 escolas municipais, que atendem as 80 classes de 2º ano do ensino fundamental, onde estão matriculados os estudantes desta faixa etária.

Na avaliação, é verificada a capacidade dos alunos em ler palavras e textos apropriados para sua etapa escolar. "Levando em consideração não apenas a decodificação, mas também a habilidade, fluidez e ritmo de leitura", finaliza.

"É um teste oral, realizado por meio de um aplicativo que grava a voz dos estudantes durante a leitura de algumas palavras e um texto narrativo. Em seguida, os áudios são analisados e classificam os estudantes em um perfil de leitor: pré-leitor [não consegue ler convencionalmente com autonomia], leitor iniciante [lê com dificuldades, silabando] e leitor fluente [aquele que lê as palavras e partes do texto com compreensão e sem dificuldades]", detalha.

Concorre a prêmio

O município foi selecionado pela Secretaria de Estado da Educação como um dos finalistas do prêmio ‘Município Destaque na Alfabetização’, que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora.

A premiação acontecerá no dia 20 de fevereiro, em São Paulo, quando será lançado o ‘Programa Alfabetiza Juntos SP’. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.