Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aminoácido e suplementos são aliados no combate ao HPV e Herpes

Botica Nativa

Em 28/03/2022 às 09:00

Sem contraindicação, Lisina também é utilizada por quem pratica esportes para a recuperação da musculatura

(Foto: Istock)

Com alta prevalência na população mundial, apesar de ainda desconhecidos por muitos, os vírus da Herpes e HPV (papilomavírus humano) voltam a ganhar destaque durante a pandemia por um simples motivo: a queda da imunidade gerada por estresse, má alimentação, entre outros fatores. Para ambos os casos, suplementos e aminoácido auxiliam no combate e tratamento.

"O estresse é o grande vilão. Então, independemente de ser HPV ou Herpes, as pessoas não devem deixar que o estresse domine o emocional. Para tal, é realizar atividades de lazer, cuidar muito bem da alimentação para que haja o aumento da imunidade. Quanto melhor a alimentação, melhor a imunidade e, desta forma, o corpo precisará de menos medicamentos", relata a farmacêutica Ziza Cancian, da Botica Nativa, farmácia de manipulação localizada na área central de Presidente Prudente.

Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. Porém, uma pequena taxa chega a apresentar sintomas, como verrugas. Apesar disso, o vírus é o responsável direto por casos de câncer de colo de útero.

Classificado como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o HPV acomete pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. Também pode haver transmissão durante o parto.

Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. 

A maioria das infecções em mulheres (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

"O HPV, se o corpo estiver em equilíbrio, é inativado. É lógico que existem casos com necessidade de medicação. Nós, da linha natural, temos a Tintura de Tuia, que pode ser utilizada no auxílio da eliminação das verrugas", explica a farmacêutica Dilcilene Pantarotto, sócia-proprietária da Botica Nativa.

De acordo com ela, a suplementação de vitaminas pode acelerar o processo de eliminação do vírus. "Com essa vida corrida, as pessoas não se alimentam com qualidade. Nestes casos, a suplentação é importante destacando as vitaminas principais, como a C e D, Zinco e Magnésio, que ajudam muito a aumentar a imunidade. Conseguimos por meio da manipulação fazer a associação dessas vitaminas em um só comprimido para ficar mais prático ao consumidor", destaca.

Freando o Herpes

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

O herpes simplex é uma infecção viral comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência, tendo infecção subclínica (assintomática) ou um único episódio, obtendo resistência ao vírus para toda a vida.

Geralmente, determina infecção nos lábios e dentro da boca (especialmente na infância, a chamada estomatite herpética ou primoinfecção pelo herpesvírus), enquanto o herpesvírus 2, em geral, determina lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual, porém não exclusivamente dessa forma. 

A infecção pelo herpesvírus 1 e/ou 2 pode ser recorrente surgindo durante episódios febris por doenças de causas variadas, em mulheres no período perimenstrual e após exposição solar inadequada e sem proteção.

"Para o herpes em si, muitas vezes quando a pessoa nos procura durante a crise, não adianta só imaginar uma linha natural de tratamento. Será preciso entrar com antiviral, com prescrição médica para uso tanto oral como tópico. E a gente entra também com a linha natural por meio de um aminoácido que chama Lisina", detalha Ziza.

Vale ressaltar que enquanto as vesículas estiverem presentes com seu conteúdo líquido, tanto no herpes simplex quanto na Varicela-Zóster, elas são infectantes. Um simples contato das mãos com as vesículas pode transferir o vírus para outras áreas do corpo, inclusive os olhos e também para parceiros em contato pele com pele ou mucosa.

"A Lisina ajuda muito a impedir essa proliferação do vírus, aumento muito a imunidade. Quando há crise, nem sempre a pessoa aguenta suportar esses dias sem uma medicação analgésica. Temos casos de até intervenção hospitalar diante de dores muitos intensas", alerta a especialista.

A farmacêutica pontua que o vírus não 'aparece logo de cara', ou seja, provocando lesões. "Começa praticamente sempre com uma dor aparentemente muscular. Após dois a quatro dias, começa a romper a pele por meio de vesículas líquidas", diz.

"Em casos onde não é detectada a causa da dor após consulta a especialistas, cogitar com o próprio médico a possibilidade de herpes. As regiões mais acometidas são o peitoral, costas, boca e genitais", fala Ziza.

Segundo ela, a Lisina não tem risco nenhum. "Ela impede que tenha rescitivas. Todo aminoácido ajuda na recuperação muscular. Além de ajudar nessa parte, a Lisina vai atuar na interrupção da proliferação desse vírus. Não tem efeito colateral nenhum. Caso a pessoa esteja tomando outros medicamentos, não há problema nenhum", explica.

"A Lisina também é utilizada por quem pratica esportes para a recuperação da musculatura. Por pessoas com mais idade, quando vai perdendo massa magra, ela também é bastante indicada", complementa.

Para casos em que há crises, é preciso o uso de antivirais, que devem ser prescritos por um médico. "O antiviral é feito para uso oral e tópico, manipulamos por meio de prescrição", frisa.

De olho na alimentação

Ziza reforça três pilares para evitar transtornos causados pelos vírus. "Prioridade é a alimentação, além de horas de lazer. Pois, quando a doença vem é porque o físico ou o emocional já não estão legal. Para evitar tudo isso, busque fazer o uso com mais frequência dos antioxidantes e vitaminas. Por melhor que você cuide da alimentação, o nosso solo é pobre em nutrientes. Você tem um alimento bonito, mas não é rico em nutrientes. Por isso a importância da suplementação. É essa a conscientização", pontua.

"Por fim, o uso da água. Nós temos um corpo praticamente 70% líquido. Ou seja, quando mais água ingerirmos, mais vamos desintoxicarmos. E os órgãos trabalharão com mais qualidade e vida", finaliza.

Serviço

A Botica Nativa fica na Rua Doutor Gurgel, 526, Centro, Presidente Prudente. Mais informações pelos telefones: (18) 3199-0974, WhatsApp (18) 99706-8151.
 
Horários de Atendimento
Segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h
Sábados - 7h às 13h

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.