ROGÉRIO MATIVE
Em 17/03/2020 às 09:11
Um dos motivos para a retirada dos horários especiais está na suspensão de aulas nas redes municipal e estadual
(Foto: ROGÉRIO MATIVE)
Alegando queda na demanda de passageiros, a concessionária Prudente Urbano decidiu retirar de circulação ônibus em cinco horários especiais - considerados momentos de pico, com maior demanda - a partir desta terça-feira (17). Apesar da decisão ir na contramão do decreto assinado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB), a empresa alega que o transporte segue sem alterações nos itinerários fixos.
Em coletiva à imprensa, Bugalho divulgou várias medidas para prevenir e evitar a disseminação do coronavírus na capital do Oeste Paulista. Entre elas, que a concessionária Prudente Urbano promova ações para minimizar superlotações.
"[Que a] concessionária de transporte coletivo tome medidas que evitem a superlotação de passageiros nos ônibus circulares e promova ações diárias de limpeza", cita o artigo 11 do decreto municipal.
Pediu reunião em caráter de urgência
De acordo com a representante da empresa, a advogada Renata Moço, uma reunião em caráter de urgência foi solicitada para debater estratégias na prestação do serviço à população. "A empresa tirou só cinco especiais. Os demais itinerários se mantém, todos. Não foi alterado nenhum. Não teve demanda de passageiros ontem [16] e hoje [17] a demanda caiu muito mais", diz.
Um dos motivos para a retirada dos horários especiais está na suspensão de aulas nas redes municipal e estadual, que culminou na ausência de estudantes no transporte coletivo.
"Nós já solicitamos uma reunião junto ao chefe do Poder Executivo [Bugalho] para juntos comungarmos esforços e tomarmos medidas que favoreçam e protejam os usuários do transporte público. Essa reunião em caráter de urgência é para que possamos traçar estratégias de como será o transporte e o procedimento adotado para resguardar o bem-estar do usuário", fala, em entrevista ao Portal.
Renata Moço afirma que o momento é de 'unir esforços' e de que a empresa já colocou em prática um novo protocolo de limpeza dos veículos. " É uma situação excepcional, de força maior. É uma pandemia. Cada pessoa também tem que fazer seu protocolo pessoal de higiene. A empresa adotou desde sexta-feira [13] um protocolo de higiene e limpeza diferenciado dentro dos ônibus", pontua.
Ônibus especiais deixaram de circular temporariamente a partir desta terça-feira (17).
São eles:
Linha 102 São Lucas x Hospital Regional – 6h15 saindo do São Lucas
Linha 111 Ana Jacinta x Vila Furquim – 5h55 saindo do Ana Jacinta
Linha 112 Ana Jacinta x João Domingos – 6h05 saindo do João Domingos
Linha 128 Brasil Novo x Distrito Industrial e Colégio Agrícola- 6h20 saindo do Brasil Novo
Linha 129 Brasil Novo x Cohab – 6h30 saindo do 3° Milênio
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.