Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após denúncia do Portal, Unesp oferece ajuda para salvar figueira

Rogério Mative

Em 22/02/2019 às 17:29

Figueira centenária está localizada entre o Parque de Uso Múltiplo e um supermercado

(Foto: M2 Comunicação)

Uma das três árvores tombadas como de Proteção ao Patrimônio Paisagístico, a figueira centenária localizada na Rua Bela, em Presidente Prudente, ganhará uma importante ajuda em busca de driblar as investidas de criminosos que depositam veneno em seu tronco. Após denúncia do Portal, professores do Departamento de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) ofereceram auxílio em busca de reverter a morte lenta da espécie iniciada há dois anos.

Nesta sexta-feira (22), os docentes prometeram realizar uma análise química em amostras da figueira com o objetivo de identificar qual o herbicida utilizado no crime ambiental. Com base nessas informações, buscarão alternativas para reverter a morte dos galhos.

Os estudos serão coordenados pelo professor doutor Eduardo René Perez González, que trabalhará voluntariamente na missão. Em contrapartida, a Prefeitura de Prudente deverá fornecer os instrumentos e produtos necessários para os trabalhos.

O caso foi noticiado pelo Portal no último dia 16, provocando grande repercussão nas redes sociais. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), Polícia Militar Ambiental e Ministério Público Estadual (MPE) foram ouvidos pela reportagem. Contudo, não foram apresentadas soluções para conter o crime.



A Semea foi questionada sobre as medidas tomadas informando que um boletim de ocorrência seria registrado e o MPE comunicado novamente sobre a situação da figueira centenária.

Após silêncio da Prefeitura

Já nesta sexta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o crime ambiental "já foi comunicado à Polícia Civil por meio de boletins de ocorrência e, paralelamente, o Ministério Público Estadual também foi acionado para investigar o caso".

O que diz o Decreto de Tombamento?

Ficam declaradas como de Proteção ao Patrimônio Paisagístico, por seu valor natural e paisagístico, três árvores, situadas nos seguintes locais, neste município de Presidente Prudente: na Rua Bela ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM); na Rua Marechal Floriano Peixoto ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abud; na Rua 14 de Setembro no Parque do Povo, próxima à rotatória da Avenida Coronel Jose Soares Marcondes.

As espécies arbóreas a que se refere este decreto tem o nome científico de “Ficus elástica”, pertencente à família “Moraceae”, e nome popular Figueira ou Falsa Figueira.

A proteção ao Patrimônio Paisagístico, objeto desta lei, será registrada em placa metálica fixada junto à árvore. As árvores aqui citadas ficam imunes a corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva ou drástica e todo e qualquer prática de injúria que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tomará os procedimentos e obrigações a que está vinculado para a proteção das árvores aqui protegidas, bem como as providências que deverá adotar em caráter permanente, especialmente no que concerne à poda e cuidados de cultivo, para sua conservação.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.