Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após nova apreensão, Prudente Urbano tem frota reduzida para 27 ônibus

Transporte opera com plano emergencial para atender todas regiões

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/11/2021 às 05:52

No mês passado, a empresa já tinha perdido 16 veículos por falta de pagamento

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

Na madrugada desta quarta-feira (3), foi executada a ação de busca e apreensão judicial com a retirada de mais 19 ônibus da garagem da concessionária Prudente Urbano, conforme antecipou com exclusividade o Portal. O desfalque deixa a frota com apenas 27 carros e força um plano emergencial para atender a demanda durante o dia, que também marca o fim do período de intervenção municipal.

Desta forma, a população deve enfrentar dificuldades ao tentar utilizar o serviço. Serão apenas 22 linhas em operação na cidade, ou seja, nove a menos em um cenário já deficitário que é agravado a cada dia.

Saiba quais os itinerários que estão em operação clicando aqui.

Virou rotina

Esta não é a primeira vez em que a concessionária sofre ação de busca e apreensão. Com maior parte de sua frota financiada, os veículos foram colocados como garantia pelos proprietários em caso de falta de pagamento, como ocorre atualmente.

No dia 21, 16 ônibus foram levados da empresa após quebra de acordo para pagamento de empréstimo. No total, a Prudente Urbano já perdeu 49 ônibus em processos de busca e apreensão. Outros dois, apesar de pertencerem à empresa, foram encontrados rodando em Belo Horizonte/MG.

Além desse desfalque, outros 16 veículos estão impedidos de circular devido o tempo de uso ultrapassar os 10 anos, conforme determina o contrato de prestação de serviços. 

Desta vez, a falta de pagamento foi reclamada pela cooperativa de crédito Sicoob Paulista. A decisão tomada pelo juiz da 4ª Vara Cível de Presidente Prudente, Leonardo Mazzilli Marcondes, na última semana.

Conforme a cooperativa, a Prudente Urbano emitiu cédula de crédito para renegociação da dívida no dia 22 de dezembro do ano passado. O total seria pago em 36 parcelas, com vencimento a partir de maio deste ano. Contudo, não houve pagamento até então. O total da dívida acumulada é de R$ 2.807.448.80. 

Na lista, são 10 ônibus fabricados em 2011, seis de 2010, dois de 2009 e apenas um de 2008. 

Vai travar transporte

Com a retirada de mais 19 veículos, o transporte coletivo fica totalmente prejudicado. Até então, circulavam 41 ônibus em linhas fixas, além de cinco outros veículos em horários de pico após malabarismos realizados nos últimos dias pelo interventor municipal Manoel Félix da Costa diante da falta de dinheiro para compra de peças e manutenção dos carros.

Na prática, restam apenas 27 ônibus para atender toda a população ante os 103 veículos obrigatórios, como dita o contrato com a empresa. 

Quem vem?

Esta quarta é o último dia da intervenção municipal. Não há sinal de que os diretores da Prudente Urbano devem reassumir o transporte na cidade diante do quadro de insolvência da concessionária, que acumula dívidas trabalhistas, prestações de financiamentos vencidas e já não conta mais com frota para atender a demanda.

Assim, a Prefeitura agiliza as tratativas para a contratação em caráter emergencial para a prestação do serviço. Nos bastidores, é cogitado o nome de uma empresa já conhecida na região, que tem como atrativo toda a estrutura pronta e frota de ônibus suficiente para cobrir as linhas de forma imediata.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.