Secretário é o 15º a pedir demissão durante a gestão de Bugalho
ROGÉRIO MATIVE
Em 25/06/2020 às 13:01
Nei Rena é o mais novo desfalque do alto escalão na reta final de mandato de Bugalho
(Foto: Arquivo/Secom)
Após seis anos comandando uma das principais secretarias da Prefeitura de Presidente Prudente, o engenheiro civil Rodnei Rena Rodrigues, conhecido como Nei Rena, é o mais novo desfalque do alto escalão. O secretário municipal de Obras deixará o cargo nesta sexta-feira (26) provocando o 15º pedido de exoneração no governo de Nelson Bugalho (PSDB).
Responsável pela terceira Pasta como mais recursos, Nei Rena diz que a decisão não teve motivação política e que seu período na carreira pública "já deu". "Estou saindo. Já conversei com o prefeito Nelson Bugalho. Já está tudo acertado e meu último dia é nesta sexta", fala, em entrevista ao Portal.
"Não estou saindo brigado. Pelo contrário, tenho o maior respeito por ele [Bugalho]. Já deu o que tinha que dar. A minha decisão não é política, pois não sou e não serei candidato a nada", crava.
Segundo ele, o retorno ao setor privado é um dos motivos para sua saída. "Estou pensando em voltar para a iniciativa privada", revela.
Rena será o 14º integrante do alto escalão, dentre 15 pedidos de exonerações, a deixar o governo em três anos e meio. Em fevereiro, o secretário municipal de Esportes, Claudinei Quirino, chegou a entregar seu pedido de demissão, contudo, recuou logo em seguida.
Assessor da Seplan assume
Em nota divulgada apenas na tarde desta quinta, a Prefeitura revelou o nome que substituirá Nei Rena no comando da Secretaria Municipal de Obras.
Trata-se do engenheiro civil e professor, Paulo Vasconcelos. Atualmente, ele ocupa o cargo de assessor da Secretarial Municipal de Planejamento (Seplan).
"O pedido [de exoneração] foi aceito pelo prefeito Nelson Bugalho, que agradece a Nei Rena por todos os anos de dedicação integral à municipalidade e pelos bons serviços prestados. A exoneração será publicada nesta sexta-feira [26] em atos oficiais, assim como a nomeação de Paulo Vasconcelos, hoje assessor da Secretaria de Planejamento, para ocupar o cargo de titular da Sosp".
Saída pode tremer base de apoio
A saída de Rena do governo pode provocar uma mudança no diretório municipal do PTB, que é comandando pelo secretário.
Conforme apuração do Portal, ele também deve deixar a presidência da sigla, o que iniciou uma corrida de Bugalho para emplacar o nome de um outro secretário no lugar e, desta forma, manter sua base de apoio em busca pela reeleição.
O perfil escolhido é de Valmir da Silva Pinto, que chefia a Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, Feiz Abbud deve ser reconduzido ao cargo por contar com apoio interno de grande parte do partido.
Abbud é, atualmente, um dos maiores nomes da política prudentina ao participar de vários governos e campanhas ao longo dos últimos 50 anos. Foi chefe de Gabinete nas gestões de Tupã e de Bugalho.
Sobre sua saída da presidência do PTB, Rena despista. "Não tem nada até agora. Vamos sentar com a diretoria e discutir todos os assuntos", finaliza.
Comandou grandes obras
Diretor da Secretaria Municipal de Habitação, entre 1996 e 1998, na gestão do ex-prefeito Mauro Bragato (PSDB), Nei Rena retornou à Prefeitura na gestão de Milton Carlos de Mello (Tupã, DEM), em 2014. Na ocasião, substituiu o engenheiro Alfredo Penha.
Nos últimos seis anos. Nei Rena foi responsável em comandar grandes obras na cidade, como construção de ciclovias, finalização de parte do projeto do Centro Olímpico, recapeamento e alargamento de vias, reforma de praças, entre outras.
Deu início aos trabalhos de reforma do Camelódromo da Praça da Bandeira e construção do Atende Prudente da Vila Marcondes.
*Atualizada às 17h38 para acréscimo de nota enviada pela Prefeitura sobre o substituto de Rena na secretaria
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.