Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Autoleitura do consumo de energia evita faturamento pela média mensal

Da Redação

Em 13/05/2022 às 15:05

Cliente consegue acompanhar o próprio consumo e informá-lo diretamente sem sair de casa, pelos canais digitais

(Foto: Cedida/AI)

Quem reside em localidades de difícil acesso ou está sujeito a alguma situação que impeça o colaborador da concessionária de realizar a leitura do consumo de energia, pode realizar a autoleitura. A medida, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), evita o chamado faturamento pela média e permite acompanhar o consumo, já que a pessoa mesmo pode verificar os números no seu medidor de energia e informá-los diretamente à empresa.  

“A autoleitura é uma opção disponível tanto para moradores das áreas rurais, quanto urbanas. Porém, para que a leitura seja cadastrada na Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo e também observar o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta de energia”, esclarece o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei. 

A numeração conferida no medidor de energia pode ser enviada à distribuidora por meio do aplicativo Energisa On, site e Call Center. Além da praticidade para o cliente que pode acompanhar sistematicamente o próprio consumo, a autoleitura evita que a conta de energia seja faturada pela média dos últimos 12 meses, caso o leiturista encontre algum impedimento para acessar o medidor de energia do cliente. 

Embora seja autorizada pela Aneel, a fatura pela média é realiza apenas em último caso, ou seja, em situações em que o leiturista encontra o portão fechado e não consegue visualizar o medidor; ausência de pessoas na casa, imóveis desocupados, cães soltos que também podem oferecer algum risco à segurança do nosso profissional”, exemplifica Dalessandro, acrescentando que a Energisa tem buscado reduzir as leituras por média. 

Como fazer a autoleitura? 

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa verificar o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia e informa-lo corretamente à Energisa. 

Essa comunicação de leitura pode ser feita pelo aplicativo Energisa On (que pode ser baixado gratuitamente no celular); site energisa.com.br (na opção “Informar leitura”); ou pelo 0800 70 10 326. Nesses canais também é possível esclarecer dúvidas sobre esse e outros serviços da Energisa. 

Se, porventura, o cliente não conseguir acessar um desses canais, poderá informar a leitura em uma agência de atendimento da distribuidora. 

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