Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Campanha da Fraternidade tem temas sobre ecologia debatidos no Legislativo

Da Redação

Em 11/04/2025 às 17:17

Padres falaram sobre “Ver”, “Julgar” e “Agir”; estudante apresentou projeto homeopático para hortaliças

(Foto: Cedida/AI)

A Frente Parlamentar Cristã, de Evangelização, Defesa da Vida e da Família, em conjunto com a Diocese de Presidente Prudente, realizaram o Encontro de Apresentação e Conscientização sobre a Campanha da Fraternidade de 2025, na Câmara Municipal.

No evento, padres falaram sobre o “Ver”, “Julgar” e “Agir” em relação à campanha. O encontro foi conduzido pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Armando Nochetti; e, ainda contou com as falas do assessor eclesiástico da Pastoral da Ecologia Integral, Roberto Luiz dos Santos, do coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, padre Dirceu Montovani, e do Coordenador de Pastoral Diocesana, Padre Éverton.

A vereadora Sara Lopes, que é autora e presidente da Frente Parlamentar Cristã, fez uso da palavra no encontro.

Por fim, as falas foram encerradas pelo estudante de agronomia da Unoeste em Presidente Prudente Felipe Baltazar Rocha, que apresentou um projeto de extensão Agricultura Sustentável Nutrindo Conhecimento, que utiliza o tratamento homeopático para produzir verduras de maneira sustentável.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A iniciativa foi do bispo Dom Eugênio de Araújo Sales, que coordenava um grupo de padres recém-ordenados. Foi uma resposta da Igreja Católica às questões sociais e políticas da época. O objetivo era despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade para com os problemas da sociedade brasileira.

Em 1964, a Campanha da Fraternidade foi assumida em nível nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema da primeira campanha nacional foi “Lembre-se: você também é Igreja”. A Campanha da Fraternidade tem três fases: renovação interna da Igreja, preocupação com a realidade social do povo e volta para as situações vividas pelo povo brasileiro.

Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Durante o encontro, o Padre Roberto falou sobre a participação da comunidade no cuidado e preservação das coisas criadas por Deus, “aos quais necessitamos dele para a nossa sobrevivência, convidamos o, para nos apresentar o método ver e os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Ecologia Integral”.

Já o Padre Armando tratou do método julgar (Iluminar), como a Palavra de Deus ilumina para cuidar das coisas criadas.

Com relação ao que deve ser feito para a manutenção e preservação do meio ambiente e quais ações concretas, pelo método agir como propõe a Campanha da Fraternidade, fez uso da palavra o Padre Dirceu.

E, ainda sobre a ação concreta da igreja, ao que se refere uma mobilização das pastorais e movimentos, a fim de desenvolver um trabalho em conjunto para a preservação do meio ambiente, fez uso da palavra o Padre Éverton

Agricultura Sustentável Nutrindo Conhecimento

Durante o encontro, o estudante de Agronomia da Unoeste Felipe Baltazar Rocha apresentou o projeto Agricultura Sustentável Nutrindo Conhecimento, que utiliza o tratamento homeopático para produzir verduras de maneira sustentável. A proposta também é atrelada a um outro projeto por conta da ação social de doação de verduras, que é o AquaHidro de aquaponia e hidroponia.

O projeto é orientado pela professora Dra. Camila Baptistão Zaniboni; tem como colaboradora a doutoranda Yeda Ruiz, a coordenadora do setor de piscicultura da Unoeste, Ma. Rosemeire de Souza Santos; e o especialista e responsável pela arte e cultura da Unoeste, Josué Pantaleão; além de contar com a parceria da empresa Homeopatia Rural, de Jaú.

“O uso da homeopatia representa um gesto de amor ao próximo e à natureza, a inserção da homeopatia na escola fortalece a formação de cidadãos comprometidos com o cuidado e a justiça social. Por meio de oficinas e vivências agroecológicas, os alunos desenvolvem consciência crítica e respeito à natureza”, destacou Rocha em sua apresentação.

De acordo com o estudante de Agronomia, as verduras cultivadas pelos alunos são doadas para famílias em situação de vulnerabilidade, instituições sociais e projetos comunitários. “Este gesto, expressa, na prática, a solidariedade e o amor ao próximo propostos pela Campanha da Fraternidade”, ressaltou.

A proposta do projeto atua no controle natural de pragas, como “combate ácaros, pulgões, lagartas, percevejos e vaquinhas sem uso de agrotóxicos; fortalecimento da planta, estimulando o sistema de defesa natural, deixando a planta mais resistente; tolerância ao estresse aumentando a resistência contra estresse hídrico (falta de água) e calor excessivo; menor abortamento reduzindo a queda de flores e frutos, melhorando a produtividade”.

E, ainda, é sustentável, pois, “não polui o solo, a água ou o meio ambiente e não deixa resíduos tóxicos.; é seguro para o aplicador, já que não oferece riscos à saúde de quem aplica o produto”.

Frente Parlamentar Cristã

Defender e garantir as políticas em defesa dos valores da família no âmbito do município de Presidente Prudente. Este é o objetivo da Frente Parlamentar Cristã, de Evangelização, Defesa da Vida e da Família criada na Câmara Municipal após projeto de resolução de iniciativa da vereadora Sara Lopes.

Uma das primeiras ações foi a criação de uma logomarca, que simbolize os objetivos do grupo de vereadores. Em tons de azul, a arte busca representar valores cristãos em comum, como a bíblia e a cruz. Além disso, logo abaixo, a ideia é a transmissão do significado de que somente a Palavra e Ele são o caminho a serem seguidos.

Cabe ressaltar que a Frente Parlamentar é uma associação de vereadores, de caráter suprapartidário, que é destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento de temáticas da comunidade.

A Frente Parlamentar Cristã, de Evangelização, Defesa da Vida e da Família deverá prever em ato próprio a fala para os cidadãos e organizações não governamentais que se fizerem presentes às suas reuniões ordinárias e que tenham o mesmo objetivo da referida Frente Parlamentar, estabelecendo o presidente da Frente os critérios e normas para tal.

Entre as discussões previstas pela frente, devem ser abordadas “maneiras de uma evangelização eficaz, que leve o conforto às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.