Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer o exame sem necessidade de pedido médico
Da Redação
Em 07/04/2023 às 12:21
Instalada no estacionamento do Hospital de Esperança (antigo Hospital do Câncer), a carreta funciona de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h
(Foto: Diogo Moreira/A2)
A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” permanecerá em Presidente Prudente por mais 30 dias, entre 11 de abril e 13 de maio, realizando mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos.
Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS, mulheres de 50 a 69 anos somente RG e cartão SUS.
Instalada no estacionamento do Hospital de Esperança (antigo Hospital do Câncer), a carreta funciona de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25.
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria Estadual de Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.
Serviço
O Hospital de Esperança está localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380, na Vila Euclides.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.