Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 20 mil credenciados, Sesc Thermas completa 15 anos de atuação em Prudente

Da Redação

Em 23/06/2022 às 10:06

Com trabalho voltado ao fomento da cultura, educação, esporte, lazer e saúde, unidade oferece atividades gratuitas à população

(Foto: Gustavo Castellon/Sesc Thermas.)

Há quem se deleite nas águas termais; tem quem contemple o verde do bosque; muitos aproveitam as ofertas de shows e espetáculos; existe quem só queira brincar; e há também quem busque saúde. E para todas essas pessoas, há o Sesc Thermas de Presidente Prudente, que completa este mês 15 anos de atuação no município e região. 

Pautado em proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do setor, o Serviço Social do Comércio (Sesc) tem como marca no Estado de São Paulo a intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, bem como no incentivo à prática de atividades físicas, à saúde e à educação não-formal. 

Nestes 15 anos da unidade Sesc Thermas em Presidente Prudente, são registradas as mais variadas memórias, de diversas pessoas e idades, nos mais diferentes gêneros.  

“Essa pluralidade é exatamente o que representa o Sesc, na sua missão e em seu propósito. A gente oferece o Thermas do Rock, faz shows e espetáculos diversos, mas também temos o Sesc Verão e o Dia do Desafio, assim como programas regulares que visam a qualidade de vida. Temos tratamento odontológico, fisioterapia... Nossa missão é primordialmente educativa, e nossa programação diversa nestes 15 anos evidencia o olhar plural para o acesso à cultura, ao esporte, à saúde e ao lazer em que acreditamos”, explica a gerente do Sesc Thermas, Fabíola Gaspar das Dores. 

Gerente-adjunto João Roberto com a gerente Fabíola Gaspar | Foto: Thiago Ferri/Sesc Thermas

A unidade prudentina do Sesc tem hoje cerca de 20 mil credenciados e recebe mensalmente aproximadamente 10 mil pessoas para suas atividades. “Vale destacar que a grande maioria dessas atividades é gratuita e aberta à toda comunidade. O Sesc em si é aberto. Toda comunidade pode entrar em nossas dependências, passear no bosque, assistir a um show no sábado, se apropriar do espaço e das ações”, destaca Fabíola. 

Oásis verde

Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais nas piscinas. 

Sesc conta com amplo bosque e águas termais | Foto: Maycon Morano

Também é a única unidade a oferecer um serviço de fisioterapia para pacientes encaminhados exclusivamente pelo SUS. “Temos ciclos semestrais de atendimento fisioterápicos. Em cada um deles, atendemos cerca de 200 pessoas, com tratamento em solo e nas águas termais, para buscar a reabilitação e melhora na condição desse paciente”, descreve o gerente-adjunto do Sesc Thermas, João Roberto Vicentini. 

Com o apoio dos Sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e das prefeituras municipais da região, o Sesc Thermas ainda expande sua atuação para além da unidade em Presidente Prudente. Seja com o Circuito Sesc de Artes, que passa anualmente por seis cidades do Oeste Paulista levando ações culturais, seja por meio de ações artísticas ou esportivas que percorrem cidades da região. 

Thermas do Rock é considerado um dos maiores eventos do gênero no Estado | Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas

Vínculo antigo 

A relação do Sesc com a cidade de Presidente Prudente começa em 1958, quando inaugurou no município o Centro Social José Ribeiro Villela, atuando em programas de odontologia, assistência a gestantes, cursos populares, centro infantil, nucleação de grupos de empresa e, principalmente, incentivo à formação e capacitação de grupos de teatro amador.   

A partir de 1966, a sede fixa deu lugar às ações por meio das Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc, as UNIMOS, em conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista, entidades, órgãos públicos e voluntários da cidade e região.  Essas “viaturas” eram equipadas com materiais esportivos e culturais, atuando no interior do estado, incluindo Presidente Prudente, até 1976.  

Incentivo ao esporte e inclusão social são marcas do Sesc Thermas | Foto: Estevão Salomão/Sesc

Em 29 de novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi ratificada a doação para o Sesc das instalações de toda a área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente, localizada no Jardim das Rosas.   

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.