Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 35 anos de atuação, Botica Nativa investe em tecnologia e atendimento

Botica Nativa

Em 27/07/2022 às 11:12

Há 35 anos, Ziza Cancian e Dilcilene Pantarotto comandam a Botica Nativa

(Foto: Cedida/Botica Nativa)

Uma das marcas mais lembradas pelos consumidores prudentinos, a Botica Nativa completa 35 anos em constante busca pela inovação na manipulação de medicamentos e aprimoramento na excelência do atendimento ao cliente. "Não estamos apenas para vender", resume Ziza Cancian, que comanda a farmácia ao lado de Dilcilene Pantarotto.

A dupla foi responsável por materializar um sonho que começou ainda na época de faculdade, com uma meta definida: oferecer um serviço individualizado e humanizado. Após quase quatro décadas, as farmacêuticas seguem à risca os preceitos definidos ao manter presença constante no balcão ao lado das colaboradoras.

"A Botica Nativa nasceu de um grande sonho, que era atender um público maior por meio da manipulação de medicamentos e oferta de um serviço individualizado. A minha família toda era do ramo. Então, 'nasci' dentro de uma farmácia; sempre fui apaixonada pela área. Quando a Dil [Dilcilene] me procurou, eu estava trabalhando em uma farmácia pequena na Vila Maristela, pouco afastada do centro. A nossa ideia era estar presente na área central, como ocorreu", relata Ziza.

Naquele tempo, as empreendedoras tiveram que vencer o primeiro obstáculo: a desconfiança em relação ao medicamento manipulado, que ainda dava os primeiros passos para o crescimento do setor magistral estabelecido no fim da década de 90 no país.

"O setor de manipulação de medicamentos era muito restrito naquela época. No início, era trabalhada a linha básica de cremes dermatológicos e hidratantes. Era uma linha muito restrita;
e a outra área era composta pelos remédios para emagrecimento", lembra a farmacêutica Dilcilene Pantarotto.

Atualmente, a Botica Nativa atende todas as áreas médicas, de pediatria à cardiologia. "Só não atendemos a linha de medicamentos estéreis. Em todas as outras, estamos presentes. Então, com a amplitude dessas opções desses produtos conseguimos fazer medicamentos personalizados", cita Ziza.

"A gente padroniza a dose em que a pessoa realmente precisará, com os dias necessários de tratamento. Para aqueles que têm dificuldade em engolir, fazemos em cápsulas menores ou em forma de líquido para melhor absorção", complementa a especialista. 

Atendimento que faz a diferença

Um dos pilares da Botica Nativa é a excelência no atendimento, onde as sócias não abrem mão de marcar presença no balcão em contato direto com os clientes. "Como somos formadas na área, buscamos fazer esse atendimento farmacêutico desde o início, ou seja, presentes constantemente no balcão para sanar dúvidas dos clientes. Desta forma, ganhamos a confiança e ampliamos o nosso leque de atendimentos", frisa Ziza.

"A melhor propaganda que podemos ter é o cliente bem atendido, com a medicação fazendo bom efeito. Daqueles clientes que começaram conosco, hoje são os filhos e netos que frequentam a Botica", diz, orgulhosa.

Ganhou a preferência

Segundo ela, o medicamento manipulado já conta com a preferência de boa parte dos pacientes atendidos pela Botica Nativa. "É um trabalho de muito respeito tanto quanto à prescrição do médico bem como a individualidade do paciente. Foi assim que conseguimos esse retorno.  Hoje, alguns clientes exigem o remédio manipulado porque já tomaram tanta medicação industrializada e causou efeito colateral", fala. 

Para obter esse retorno do cliente, a farmacêutica revela a preocupação com qualificação constante dos colaboradores por meio de treinamentos. "Mesmo com o crescimento da farmácia, a gente viu que o nosso atendimento foi o responsável pelo crescimento. Então, continuamos dando toda essa ênfase nessa humanização no atendimento. Nós buscamos sempre nos colocar no lugar do cliente", enfatiza.

"A partir disso, ocorre uma troca e estabelece a fidelidade. A pessoa não se sente apenas um número; ela se sente acolhida. É um trabalho que tem retorno. Fazemos sempre uma pesquisa, que mostra clientes novos a cada mês. Isso é muito gratificante e faz buscar melhorar por meio de constantes treinamentos", pontua Dilcilene. 

Em busca do conhecimento

Recentemente, 32 colaboradores da empresa participaram de uma feira internacional do setor de manipulação, realizada em São Paulo. O intuito foi acompanhar as tendências do mercado e aprimorar conhecimento. "Fretamos um ônibus para que pudessem ir e, assim, ser feita a reciclagem profissional por meio de treinamentos e cursos. Serviu para que os nossos colaboradores tivessem contato com o que tem de mais moderno e aplicar no nosso ambiente de trabalho".

"Temos que estar atualizados para oferecer produtos cada vez mais aperfeiçoados em busca de um melhor resultado aos pacientes e médicos. É importante que a Botica Nativa continue acompanhando esse desenvolvimento e inovação", frisa Dilcilene.

Vendas online

Em breve, a Botica Nativa vai oferecer um novo serviço aos clientes. A empresa iniciará a venda de produtos e medicamentos de forma online em seu site. "A pandemia, por exemplo, mostrou para nós a necessidade de expandir o atendimento online. Estamos repaginando o site, que deve estar pronto dentro de um mês. Vamos efetuar vendas também por ele", adianta Ziza.

"Não vamos simplesmente colocar produtos, mas abriremos espaço ao cliente, além de um blog com dicas de saúde fortalecendo um contato mais próximo. Teremos uma farmacêutica para dar esse atendimento de forma virtual, como fazemos de forma presencial. O cliente virtual é muito mais exigente. Por isso, buscamos qualificação para um atendimento de excelência", expõe.

Por fim, Ziza Cancian revela a criação de um novo setor na empresa. "Para esse ano, ainda teremos um novo setor. Contudo, será surpresa. Estamos investindo em uma área nobre da farmácia, um dos motivos de participarmos de eventos de grande importância. Não podemos ficar de braços cruzados", diz. 

"A equipe da Botica Nativa agradece a população de Prudente e região, que confia em nosso trabalho. Por isso, atingimos 35 anos de atuação", finaliza.

Serviço 

A Botica Nativa fica na Rua Dr. Gurgel, 526, Centro, Presidente Prudente.
Mais informações pelos telefones: (18) 3199-0974, WhatsApp (18) 99706-8151.
Horários de Atendimento
Segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h
Sábados - 7h às 13h

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