ROGÉRIO MATIVE
Em 06/07/2024 às 14:16
Tempo continua com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva devido a atuação de uma massa de ar seco
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)
Diferentemente do que era esperado, o mês de junho não teve temperaturas baixas e, ainda, foi marcado pela secura. Com isso, o nível de chuvas ficou estagnado em Presidente Prudente.
De acordo com dados do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, o mês passado contou com míseros 2,6 milímetros (mm) distribuídos em quatro dias. Ao todo, são 814,8 mm em seis meses.
O mês que deveria ser o mais gelado também registrou temperaturas típicas de verão, com máxima de 33.1ºC. A mínima foi de 11.9ºC, o que fez perder para maio, que teve mínima de 10.5ºC.
Ano seco
Janeiro que sempre é o mais chuvoso contou com apenas 128 mm de precipitações; fevereiro, 200.6 mm; março, com 236.4mm. Já em abril, o acumulado bateu 207 mm, sendo 66.5 mm em apenas um dia.
No mês de maio, a secura começou a ficar mais evidente: 40,2 mm.
Como fica o tempo
O tempo continua com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva devido a atuação de uma massa de ar seco. Na segunda-feira (8), uma frente fria chega ao Estado de São Paulo favorecendo áreas de instabilidade que causarão o aumento da nebulosidade com chuvas isoladas a partir do Oeste Paulista.
Entre terça-feira (9) e quarta-feira (10), esse sistema manterá a condição de instabilidade, com chuvas ocasionalmente mais intensas. As temperaturas entrarão em declínio, devido a massa de ar frio que acompanha a frente fria, segundo o meteorologista André Mendonça de Decco, do IPMet/Unesp.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.