Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com nota baixa, Prudente fica distante do selo 'Município VerdeAzul'

Da Redação

Em 27/12/2018 às 12:00

Programa busca produção de políticas públicas, entre elas a preservação do meio ambiente

(Foto: Rogério Mative)

Sem políticas públicas efetivas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos, a cidade de Presidente Prudente terminou apenas na 123ª posição do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que estabelece tarefas e atribui notas aos municípios de acordo com o desempenho obtido a cada ano.

Iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em 2007, o programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Atualmente, o programa integra 604 municípios que necessitam colocar em prática 85 tarefas, divididas em 10 assuntos. A ideia é fazer com que cada um deles produza políticas públicas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos locais.

Para incentivar a prática dessas atividades, a Secretaria de Estado atribui notas de zero a 100 ao resultado de tudo que foi feito no município durante um ano.

Atingindo a nota mínima de 80, ele está apto a continuar aprimorando as ações, assim como desenvolver novas iniciativas sustentáveis para a população.

Números baixos

Apesar de mostrar evolução no ranqueamento dos últimos oito anos - com exceção de 2017, quando ficou na 305ª posição, a capital do Oeste Paulista, que tem como prefeito o promotor de Justiça de Meio Ambiente licenciado, Nelson Bugalho (PTB), somou apenas 57,79 pontos.

Desta forma, Presidente Prudente encerrou o ano apenas na 123ª posição da lista. São José do Rio Preto é o primeiro município colocado com 94,65 pontos no total.

Ao todo, foram 69 municípios certificados, ou seja, que alcançaram mais de 80 pontos. “A grande sacada do Município VerdeAzul é que ele funciona como se fosse uma escola. Nós atribuímos os temas que eles devem cumprir e, dependendo do desempenho, definimos a nota. No meio do ano eles passam por uma qualificação e, no final, os que atingirem a média recebem a certificação”, explica José Walter Figueiredo, coordenador do PMVA.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º).

Confira aqui a relação completa das cidades participantes e as colocações de cada município da região do Oeste Paulista no Programa Município VerdeAzul.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.