Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com promessa de pagamento, funcionários retomam transporte em PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 26/01/2021 às 10:31

Prudente Urbano decidiu, desta vez, apostar no diálogo direto com os funcionários promovendo pequenas reuniões sequenciais

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

Sem auxílio e de forma independente, os funcionários da concessionária Prudente Urbano negociaram o fim da paralisação do transporte coletivo, que durou mais de 24 horas. Na manhã desta terça-feira (26), a categoria aceitou proposta apresentada pela empresa sobre o pagamento de parte dos benefícios atrasados. Com isso, os ônibus já circulam em toda a cidade desde às 8h.

A promessa que levou os motoristas a retomarem os postos foi de quitação do restante do vale-alimentação (R$ 200), adiantamento salarial e parte de horas extras e 1/3 de férias até sexta-feira (29). 

Conforme apuração do Portal, o restante que sobrar será pago mediante a entrada de dinheiro durante a semana. "É uma situação complicada, pois estamos recebendo R$ 900 de salário. Muita gente vendendo carro e se desfazendo de terreno para construir sua casa porque não têm dinheiro para pagar as parcelas. O que a gente sempre exigiu foi receber em dia. Seguimos sempre trabalhando", disse um motorista da empresa, que pediu para não ser identificado.

Desencadeada na manhã de segunda-feira (25), a paralisação foi realizada pelos próprios funcionários, sem interferência do sindicato. "A gente tomou essa decisão porque tem hora que parece que o sindicato trabalha para a empresa. Não lutam por nós. Fica uma situação estranha. A gente passando fome e ninguém para nos defender", reclamou outro funcionário da empresa.

Apesar de anunciar liminar favorável para a retomada do transporte, a Prudente Urbano decidiu, desta vez, apostar no diálogo direto com os funcionários promovendo pequenas reuniões sequenciais.

Rebateu críticas

Ao Portal, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Terrestre de Presidente Prudente e Região (Sintrattepp) rebate as críticas sobre possível omissão em defender os trabalhadores. "A greve foi considerada ilegal. O sindicato ainda não tinha esgotado todas as possibilidades de acordo, tanto que tinha uma reunião pela manhã de ontem [25]. Todos os funcionários sabiam disso, pois os diretores sindicais seguiram em constante diálogo com a categoria", diz o diretor sindical Ozanir Gomes.

"Eles não tiveram a paciência para esperar. Mas não pode dizer que não lutamos por eles. A greve foi considerada ilegal, pois não foi comunicada a nenhum órgão legal e nem ao sindicato. Temos todo um histórico de luta com a categoria em busca dos direitos e vamos continuar atuando da mesma forma", finaliza.

Espera pela ajuda prometida

Empolgada com a postura adotada pelo novo governo, a Prudente Urbano aguarda a ajuda prometida pela Prefeitura de Prudente. Nessa segunda, foi discutida a possibilidade de antecipar compra de passes que são distribuídos a estudantes e inscritos em projetos sociais como uma forma de 'salvar' a empresa.

“Estamos em busca de meios legais e viáveis, com a finalidade de contribuir com a empresa e garantir o serviço ao usuário”, diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza. 

*Atualizada para acréscimo de informações, às 16h33

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.