Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Contra sujões, moradores realizam 'pente-fino' após 2 meses de mutirão

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/06/2021 às 13:53

Parte da população insiste no descarte irregular de lixo; atitude é crime ambiental

(Foto: Cedida/Paulo Fernandes Ribeiro)

Em menos de dois meses, o cenário é praticamente o mesmo visto antes do mutirão realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente: lixo descartado irregularmente em vários lugares. Desta vez, os moradores dos bairros Parque Imperial e Maré Mansa se uniram para um novo 'pente-fino' visando limpar a sujeira gerada por aqueles que insistem em poluir o meio ambiente.

Neste sábado (19), um grupo saiu pelas ruas realizando a limpeza de praças e demais locais públicos, que são alvo constante dos "sujões". "A ação teve concentração principalmente na entrada dos bairros, que sempre acumula muito lixo. Também passamos por praças e demais locais públicos no recolhimento de copos, sacolas, entre outros objetos", diz o presidente da Associação de Moradores do Parque Imperial, Paulo Fernandes Ribeiro.

Segundo ele, a manutenção da limpeza também é responsabilidade da população. "Essa ação é de conscientização para que todos ajudem a cuidar do bairro. O nosso objetivo foi envolver os moradores a cuidar do nosso bairro, do espaço público que pertence a todos. A Prefeitura tem feito a parte dela limpando as áreas, mas temos que fazer a nossa. Tem que ter a colaboração de todos", frisa.

"Sempre tem aquele que não colabora e sai jogando lixo em todo canto, deixando o bairro feio. Essas pessoas não têm cuidado com o meio ambiente e prejudicam a todos. O animal peçonhento não escolhe a residência ou a pessoa a atacar, por isso tem a necessidade de deixar tudo limpo. É cuidar da saúde pública", alerta.

Sem noção

Em quatro meses, um pente-fino realizado em todos os bairros de Presidente Prudente resultou em 1,7 mil caminhões lotados de lixo descartado irregularmente. Atualmente, 30 pontos de descarte ilegal foram mapeados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Intitulado "projeto de zeladoria", o programa intensivo de limpeza teve início no dia 15 de fevereiro. Ao todo, foram 1.068 caminhões de lixo clandestino, 449 caminhões de coleta de material doméstico inservível ‘cata-treco’ e 192 caminhões de galhos de árvores.

Contudo, vários pontos da cidade que já foram atendidos pelo programa já apresentam acúmulo de lixo. É o caso do Ana Jacinta, que recebeu a limpeza no mês passado.

Nesta semana, a reportagem flagrou um sofá descartado no canteiro central da principal avenida do bairro.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.