Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

De um rancho à capital do Oeste Paulista: Prudente completa 104 anos

Da Redação

Em 14/09/2021 às 10:12

Atualmente, Prudente conta com população estimada em 230 mil pessoas

(Foto: Maycon Morano/AI Câmara)

A necessidade de expandir território, de colonizar, abrir novos caminhos comerciais, faz parte da criação da maioria dos municípios brasileiros. E, também, dessa forma, há 104 anos foi fundada a hoje capital da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, Presidente Prudente, durante a exploração do Sertão Sorocabano.

Herdeiro, juntamente com seus irmãos, da fazenda Pirapó-Santo Anastácio, o coronel Francisco de Paula Goulart se casou em 19 de dezembro de 1909 com a jovem Isabel.

Em 1917, decidiu fundar um núcleo urbano, sendo apoiado por sua mulher, com quem dividia as suas decisões. Foi escolhido como destino um ponto do remanescente da Fazenda Pirapó-Santo Anastácio.

No dia 14 de setembro daquele ano, Francisco de Paula Goulart orientou a construção de um rancho na margem do Córrego do Veado ao engenheiro João Carlos Fairbanks, que sugeriu a melhor área para a fundação do núcleo e fixou dois piquetes a alguns metros distantes da futura estação de trens.

Dessa forma, o rancho iniciado em 14 de setembro de 1917 foi símbolo da fundação de Presidente Prudente, que, no início, recebeu o nome de Veado e depois Vila Goulart.

Em 1919, chegou à Vila Goulart o coronel José Soares Marcondes, que fundou a Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio, e a Vila Marcondes, cuja planta foi desenhada pelo engenheiro Joaquim Mariano de Amorim Carrão.

Também no mesmo ano, em 19 de janeiro, foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que levou o nome de Presidente Prudente, em homenagem ao primeiro presidente do Brasil a ser eleito pelo voto direto e o primeiro civil a ocupar o cargo máximo da Nação, Prudente de Morais.

O município de Presidente Prudente foi criado por meio da Lei Nº 1.798, de 28 de novembro de 1921, pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís.

A estrutura político-administrativa da cidade passou a ser efetivada somente com a instalação da Primeira Câmara Municipal, no dia 27 de agosto de 1923.

À época, os vereadores tinham a incumbência de escolher um entre os mesmos para o cargo de chefe do Executivo, que foi Pedro de Mello Machado. O chefe do Parlamento municipal foi o Coronel Francisco de Paula Goulart. (Com informações do Departamento de Comunicação do Legislativo e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - Emubra)

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.