Da Redação
Em 08/07/2023 às 10:30
Durante todo o mês, haverá a exposição ao lado da base da Polícia Militar, na Praça 9 Julho
(Foto: Secom)
Em Presidente Prudente, o 91º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 será marcado por um desfile comemorativo, além da entrega de medalhas. A Praça Nove de Julho, local central das festividades, recebeu uma exposição que recorda os heróis prudentinos que lutaram contra o golpe de Estado.
Na comemoração de domingo (9), a partir das 9h, haverá uma solenidade que contará com a entrega de medalhas aos homenageados e desfile de tropas na Avenida Coronel José Soares Marcondes, defronte a base da Polícia Militar, no Centro de Prudente.
O desfile contará com a participação de agentes do Comando de Policiamento do Interior - Oito (CPI -8), do 18º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra 02-063 e de grupos de escoteiros.
Também está prevista a participação do Helicóptero Águia, que fará um sobrevoo no local, além da presença da cavalaria da PM.
De acordo com o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Luís Nelson Disaró, o evento tem como objetivo proporcionar um "culto ao dia 9 de julho". "Além disso, pretendemos prestar homenagens a todos os corajosos voluntários que lutaram contra o regime ditatorial, cujas ações prejudicaram consideravelmente o Estado de São Paulo, bem como as futuras gerações", fala.
"Vale ressaltar que Presidente Prudente possui uma conexão íntima com a epopeia constitucionalista. Os primeiros mártires que tombaram pela causa paulista, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, originaram a sigla símbolo da resistência, o MMDC. Camargo era morador de Presidente Prudente", relata.
Exposição
Durante todo o mês, haverá a exposição ao lado da base da Polícia Militar, na Praça 9 Julho, que relata a história da Revolução Constitucionalista recordando os heróis de Presidente Prudente que morreram pelo restabelecimento da democracia no Brasil, que foi ameaçada pelo golpe de estado de Getúlio Vargas.
Confira a lista de homenageados:
Medalha Cruz de Camargo:
- Alberico Pasqualini;
- Demerson Dias;
- Feiz Abud;
Medalha Coronel Miguel Brizola de Oliveira:
-vice-prefeito Izaque Silva;
- Professor Benjamin Resende;
- Coronel Márcio Cortez, comandante do CPI-8;
Bravos Prudentinos de 32:
- Coronel da reserva da Polícia Militar, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli;
- empresário Ricardo Anderson Ribeiro;
- Tenente Coronel PM Willian Martins Vitorino, comandante 14° GB do Corpo de Bombeiros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.