Da Redação
Em 26/06/2025 às 09:08
Desde a sua primeira edição em 2015, o evento tem crescido em alcance e impacto, tornando-se referência nacional e internacional
(Foto: João Paulo Barbosa/AI Unoeste)
Em tempos de intensas transformações sociais, políticas e tecnológicas, a educação brasileira passa por um momento-chave de reavaliação de suas diretrizes e metas. Mudanças que norteiam as discussões da 4ª edição do Congresso Internacional de Educação da Unoeste, que teve sua abertura realizada no campus 2 da universidade, e apresentou o tema “Educação no Brasil no próximo decênio: o novo PNE e os desafios da qualidade”.
Desde a sua primeira edição em 2015, o evento tem crescido em alcance e impacto, tornando-se referência nacional e internacional como espaço de diálogo, reflexão e intercâmbio de saberes entre educadores, estudantes, pesquisadores e gestores públicos. Neste ciclo, o congresso reafirma seu compromisso com o pensamento crítico, com a valorização da ciência e da docência, e com a busca de soluções para os desafios da educação brasileira.
A palestra de abertura foi conduzida, virtualmente, pela Dra. Malvina Tania Tuttman. “Gostaria de agradecer à equipe organizadora por compreender minha ausência física. Sofri uma fratura séria e precisei de cirurgia. Mesmo assim, estou aqui, porque acredito que encontros como este são fundamentais. O novo PNE é mais do que um plano — é uma convocação para todos nós, educadores, refletirmos sobre que país queremos construir”.
A professora emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) complementou com uma descrição carismática e sensível. “Estou no Rio de Janeiro, de casaco estampado, e aqui também faz um friozinho. Atrás de mim, há um autorretrato em preto e branco. Que possamos todos continuar a sonhar, sorrir e resistir — como diz aquela frase do cinema que sempre repetimos quando queremos manter a esperança”.
Crescimento e empenho coletivo
“A cada edição, o congresso nos desafia a pensar além da sala de aula e a entender a educação como um pilar estratégico de transformação social. É isso que reforçamos com este debate sobre o novo PNE”, afirmou a Dra. Camélia Santina Murgo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoeste.
Ainda durante a abertura, a professora Camélia também destacou o empenho coletivo da organização da noite, que teve apresentação cultural da banda Síntese. “É uma honra receber mestrandos, doutorandos e profissionais da educação neste congresso preparado com zelo e comprometimento. Agradeço à Dra. Malvina por abrilhantar a abertura com seu conhecimento e generosidade, bem como a todos os docentes, parceiros e equipe organizadora pelo empenho. Desejo uma jornada produtiva e enriquecedora a todos”.
Ao seu lado, a professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, vice-coordenadora do programa, lembrou a trajetória do congresso. “Este congresso nasceu em 2015, de uma linha de pesquisa, e cresceu com o apoio da comunidade acadêmica. Hoje, se consolida como um espaço internacional de excelência, com participações de pesquisadores do México, Espanha e Portugal. Fortalece a nossa produção científica e nossas ações na educação básica e na extensão”.
Com mais de 250 trabalhos científicos apresentados ao longo de sua história, o Congresso Internacional de Educação da Unoeste consolida-se como referência em inovação e qualidade na formação de educadores. A programação desta edição inclui:
- Palestras com especialistas nacionais e internacionais;
- Apresentações de artigos e relatos de experiência;
- Minicursos sobre metodologias ativas e práticas inclusivas;
- Espaços de diálogo entre graduação, pós-graduação e redes de ensino
A programação da 4ª edição do Congresso Internacional de Educação da Unoeste até esta quinta-feira (26), com atividades presenciais no campus 2 da universidade.
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