Da Redação
Em 03/05/2023 às 13:43
Também foi aberto espaço para orientação profissional aos alunos
(Foto: Cedida/Maicon Ferreira)
Em Presidente Prudente, a Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, localizada no Distrito de Montalvão, realizou uma roda de conversa para a promoção da 'Cultura da Paz nas Escolas'.
A pedido da direção da unidade escolar, o professor Maicon Ferreira elaborou a atividade contando com a participação do psicólogo José Paulo Dantas.
"Além de falar sobre o tema, ele respondeu diversos questionamentos sobre comportamento e saúde mental", cita Ferreira.
A atividade foi realizada com os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, onde também foi aberto espaço para orientação profissional.
Cultura de paz
Resumidamente, a cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.
O conceito de cultura de paz parte do princípio de que nem a violência, nem a paz, são naturais à atividade humana. Por um lado, é necessário entender que, como fenômeno social complexo, a violência se exemplifica em grupos, pessoas, ações e relacionamentos que necessitam de transformação.
Consequentemente, a paz, como ressaltado pela cartilha, “precisa ser ensinada, aprendida e estimulada” para efetivar essa mudança de ótica.
Por essa razão o movimento pela paz deve ser de natureza coletiva: cabe a cada um de nós trabalhar e difundir a paz no dia-a-dia, sendo mais generoso e solidário, e construindo novas formas de relacionamento baseadas em princípios não-violentos.
Os seis pontos defendidos pela Unesco no “Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência” podem nos indicar alguns caminhos de ação:
Respeitar a vida;
Rejeitar a violência;
Ser generoso;
Ouvir para compreender;
Preservar o planeta;
Redescobrir a solidariedade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.