Em breve os serviços de perenização em seis quilômetros na estrada rural que liga a zona leste de Presidente Prudente, a partir do Parque Furquim, ao bairro rural Sete Copas, em Indiana, devem ser iniciados. As melhorias serão solucionadas através do Programa Melhor Caminho.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Cláudio Mura, a pasta aguarda a comunicação da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp) para o início dos serviços. Ele explica que a primeira etapa consiste nas visitas aos proprietários para que seja assinado o termo de autorização dos serviços. “As obras só podem ser iniciadas após 100% de aprovação dos moradores”, relata.
O segundo passo é realizado pela equipe da Codasp com o levantamento ambiental, e posterior emissão de licenciamento. Na área, todas as árvores serão contadas e receberão GPS para a realização do projeto que será apresentado a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “A cada árvore retirada 25 devem ser plantadas. Para isso, precisamos da autorização do órgão”, relata.
A terceira etapa, conforme o secretário, a Sedepp terceiriza a retirada das cercas das propriedades. Então, a Codasp inicia a perenização, que consiste na redução dos barrancos levantando o leito das estradas. “A obra faz com que as águas pluviais sejam escoadas nas laterais por terraço em nível e infiltradas no solo, assim, encontra o lençol freático e automaticamente alimenta os rios nas proximidades. É um benefício ao meio ambiente, pois as sujeiras da estrada não irão mais para os rios com as enxurradas”, comenta. Ele revela que o procedimento também evita o excesso de velocidade nas estradas através dos camaleões.
De acordo com Mura, o valor dos serviços ficarão entre R$ 70 mil e 80 mil por quilômetro, totalizando cerca de R$ 500 mil, recursos provenientes da esfera estadual. A Prefeitura atua com contrapartida nos serviços para a retirada das cercas, alojamento e refeição dos operadores.
Asfalto
Segundo apurou o Portal, o trecho deve receber, em breve, pavimentação. De acordo com informações obtidas pela reportagem, a Prefeitura já conseguiu verba para o asfaltamento da estrada, aguardando o acerto de alguns detalhes.