Da Redação
Em 05/12/2024 às 08:11
Os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada
(Foto: Cedida/AI)
As férias escolares já chegaram para uns e estão chegando para outros, e, com mais tempo livre, as crianças e adolescentes tendem a passar horas em frente à televisão, ao videogame, no computador ou com o celular. Isso exige dos pais uma atenção extra ao consumo de energia elétrica.
Durante o período de aulas, as crianças passam mais tempo fora de casa, o que facilita o controle do uso de aparelhos eletrônicos. Porém, nas férias, para evitar o tédio, os eletrônicos acabam sendo as principais fontes de diversão.
Uma alternativa interessante é oferecer opções mais sustentáveis, como atividades ao ar livre, brincadeiras no quintal ou piqueniques, para que os pequenos se divirtam de forma criativa e econômica.
“Atividades externas são uma opção para manter as crianças longe dos eletrônicos, o que pode contribuir para a economia de energia. Porém, é importante lembrar que outros hábitos favorecem o aumento no consumo de energia, como abre e fecha de geladeira, chuveiro quente ligado por muito tempo, uso do ferro de passar, lavadora e secadora de roupa, e forno elétrico. Ou seja, além dos eletrônicos utilizados pelas crianças, é preciso ficar atento aos demais hábitos da família”, orienta Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa.
Atitudes diárias e simples:
Ensine as crianças a “pensar antes de abrir a geladeira” e deixe na porta, à vista e altura delas, o que geralmente consomem (água, suco, iogurte). Assim, o tempo de abre e fecha será mais curto, reduzindo a entrada do ar quente que faz com que a geladeira consuma mais energia;
Use o ar-condicionado apenas quando o calor for excessivo. Vale lembrar que é preciso manter o cômodo fechado para evitar troca de temperaturas entre os ambientes interno e externo.
Aproveite o tempo livre e tomem banho mais cedo. Além disso, explique para os pequenos a necessidade de desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo ou lava os cabelos. Isso reduz o gasto de energia e de água.
Brincadeira segura
Os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. Também não permita que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando.
Por falar em tomada, evite conectar vários aparelhos juntos no mesmo dispositivo. Pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.
Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.