Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Fórum debate desenvolvimento econômico e turismo integrado em PP

Da Redação

Em 30/09/2025 às 07:54

Fórum busca fomentar a articulação de políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor

(Foto: Arquivo/AI)

O turismo como motor do desenvolvimento regional estará no centro das discussões no 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico, Turismo Integrado e Destino Oeste Paulista, que acontece no dia 30 de outubro, no Espaço Solarium (campus II da Unoeste), em Presidente Prudente. O evento gratuito é uma iniciativa da União das Entidades de Presidente Prudente e região (Uepp).

Das 8h às 17h30, o fórum reunirá autoridades públicas, especialistas, lideranças e o público interessado no fomento ao turismo e no desenvolvimento integrado da região. O evento buscará promover um debate qualificado sobre os caminhos possíveis para transformar o potencial turístico em oportunidades concretas de geração de renda, empregos e desenvolvimento social.

A agenda inclui palestras com especialistas de destaque nacional, apresentação de cases de sucesso, atrações culturais e espaços para networking e formulação de propostas regionais. Haverá, ainda, stands com patrocinadores e secretarias municipais pertencentes aos MIT’s (Municípios de Interesse Turísticos.

Segundo o presidente da Uepp, Marcos Nomura, o fórum representará um marco importante na articulação de políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor. 
“Mais do que um evento, será um espaço permanente de diálogo, troca de experiências e soluções eficazes para os desafios do turismo regional. Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem a governança, estimulam a inovação e contribuem diretamente para o crescimento sustentável das nossas cidades”, destaca.

Inscrições

O evento é gratuito e aberto ao público e pode ser realizado no site www.eventou.com.br , na busca: Fórum de Desenvolvimento
 
Programação 

08h - Credenciamento e café de boas-vindas 

08h30 - Abertura oficial 

09h10 - Cia. de Dança Vulcanic

09h30 - Turismo que transforma: O caso de Brotas e os caminhos para o sucesso (Du Barreto, ex-prefeito de Brotas/SP)

10h10 - A importância do monitoramento de indicadores da sustentabilidade do turismo (Luciana Derze - Consultora da Investsp)

10h50 - Intervalo

11h - O mapa da viagem do amanhã: navegando pelas quatro forças que estão redefinindo o turismo global (Bernardo Ignarra, gestor de Turismo em Competitividade de Mercado)

11h40 - Os Sabores e Saberes:  Gastronomia e a valorização da identidade regional (chef Ulisses Dias de Souza, docente do curso de Gastronomia)

12h - Almoço

13h30 - Encante, Conquiste e Fidelize: A ciência do neuromarketing aplicada ao turismo (Karina Taconi, empresária, treinadora e palestrante)

14h10 - Descubra as riquezas do Oeste Paulista (Equipe de Governança do Oeste Paulista)

14h40 - Turismo Religioso no Oeste Paulista: colaboração no desenvolvimento regional (Padre Everton e Padre Humberto)

15h - Promovendo Sinergia dos Agentes da Hospitalidade da Região de Presidente Prudente (Yuri Reis, docente/FATEC e especialista em gestão da hospitalidade, turismo e eventos)

15h20 - O turismo rural como possibilidade de desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade (Rosângela Custódio Cortez Thomaz - Unesp de Rosana)

15h40 - Café

16h - Turismo no Oeste Paulista? Truco! Seeeiissss (Luiz Fernando Neves, criador do Turismo Fora da Caixa)

16h25 - De acampamento ao destino mais buscado do Brasil: (Júlio de Moraes, fundador e diretor de parque)

17h - Encaminhamentos e anúncio do Ffórum em 2026

17h20 - Encerramento e apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Pirapozinho

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.