Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ipem-SP fiscaliza mais cinco radares em Prudente; total chega a 15

Da Redação

Em 22/02/2024 às 15:09

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

Na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) farão a verificação metrológica de mais cinco radares instalados em diversos pontos de Presidente Prudente. Até o momento, 10 aparelhos já foram vistoriados pelo órgão.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.  Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.    

Os equipamentos fiscalizados desta vez estão instalados na Avenida Manoel Goulart, 4.401, sentido bairro/centro e no sentido centro/bairro; Avenida Coronel José Soares Marcondes; e Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo a UPA do Guanabara.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.    

 A verificação metrológica    

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. 

Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.    

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.    

Para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. 

Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.