Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jornada de Psicologia começa com vasta programação em PP

Da Redação

Em 18/04/2023 às 11:24

Na abertura, o fenômeno de troca de mensagens eróticas por adolescentes na Internet foi abordado pelo psicólogo Diego Franco Manoel

(Foto: Júlia Aglio/ AI Unoeste)

Teve início na noite dessa segunda-feira (17), no Salão do Limoeiro, a 35ª edição da Jornada de Psicologia promovida por alunos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente. 

A programação, que se estende até a próxima quinta-feira (20) reúne profissionais e estudantes de Psicologia para a troca de conhecimentos e experiências da área. A temática da jornada neste ano é “Psicologia: o Trabalho com Grupos Minorizados e Pessoas em Vulnerabilidade Social”. 

Por isso, todas as atividades, que incluem também minicursos nos períodos da manhã e tarde, terão como eixo central os aspectos que envolvem o cotidiano de grupos minorizados e as intersecções com a atuação do profissional de psicologia em diferentes contextos.

Na abertura, a palestra da noite abordou um tema polêmico e atual: “Sexting: a Divulgação de Imagens íntimas de Adolescentes, Motivações Sociais e Os Impactos na Educação Escolar”. A palestra foi conduzida pelo professor do curso de Psicologia da Unoeste, Diego Franco Manoel. 

Ele é mestre em educação, especialista em fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan e já atuou como psicólogo no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com enfoque psicossocial no atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violências e suas respectivas famílias.

Nesta terça-feira (18), a programação de palestras continua a partir das 19h30. Também no Salão do Limoeiro, o tema “Incluir com Equidade toda Diversidade é respeitar e valorizar a Dignidade Humana” será conduzido por Walleria Suri Zafalon. Ela é co-fundadora dos coletivos “Grupo Somos LGBTI+ de Presidente Prudente” e “Grupo O.I.A”, que atua pelos direitos das pessoas com deficiência visual de Prudente e região.

Na quarta-feira (19), no mesmo horário, a psicóloga Maria Theresa da Costa Barros, doutora em saúde coletiva, proferirá o tema “Mal-Estar das Juventudes Brasileiras Segregadas”. A programação se encerra na quinta-feira com o lançamento do livro “Mulheres que acolhem mulheres: orientações para os primeiros cuidados a vítimas de violência de gênero, da psicóloga doutora em psicologia e sociedade, Andreia Duarte Alves. 

Atualmente ela é professora do curso de Psicologia e na Pós-graduação Lato Sensu da Unoeste, além de supervisora de estágios em psicologia e políticas públicas, processos grupais, clínica ampliada, psicologia institucional e promoção de saúde.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.