Da Redação
Em 11/12/2024 às 09:04
Objetivo da operação é impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares ou de procedência duvidosa que apresentem perigos para o consumidor
(Foto: Cedida/AI)
Em operação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), lojas de brinquedos, bicicletas e de luminárias natalinas de Presidente Prudente e Pirapozinho passaram ilesas na fiscalização, sem nenhuma irregularidade constatada.
A operação "Natal Seguro" também realizou um pente-fino em estabelecimentos da capital e nas cidades de Araçatuba, Arujá, Avaré, Bauru, Birigui, Botucatu, Campinas, Limeira, Lins, Marinópolis, Paulínia, Piracicaba, Promissão e São José do Rio Preto.
O foco foram brinquedos, bicicleta de uso infantil, luminárias natalinas do tipo mangueira ou pisca-pisca. Ao todo foram verificados 41.664 produtos e encontrados erros em 1.355 (3,3%), sendo brinquedos, luminárias natalinas e bicicletas.
O objetivo da operação é impedir a venda de produtos natalinos e brinquedos irregulares ou de procedência duvidosa que apresentem perigos para o consumidor. No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham passado pelo processo de avaliação da conformidade.
Itens verificados
Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugues e tomadas, devido a questão de segurança para o consumidor.
Os produtos certificados, como bicicleta, brinquedos devem conter o selo do Inmetro, evidência de que o produto passou por avaliações antes de ser comercializado. Ou seja, ele passou por diversos testes de laboratório antes de ir para as lojas e esses testes atestaram que é seguro para o uso pela criança, na hora da brincadeira.
Para os produtos regulamentados e não certificados, que não possuem o selo do Inmetro, como luminárias natalinas tipo mangueira, a operação visa coibir a venda de produtos inseguros e sem informações obrigatórias, como os dados do fabricante ou do importador, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o país de origem. Todas devem estar escritas em português.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.