Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Monitoramento aponta desvio de 124 mil kWh de energia em apenas três meses

Da Redação

Em 12/04/2024 às 10:36

Foram feitas 304 inspeções, que confirmaram suspeitas de ligações clandestinas e adulterações em medidores

(Foto: Cedida/AI)

Com a atuação de equipes especializadas e sistema de monitoramento de consumo por meio de inteligência artificial, foram identificados mais de 124 mil kWh de energia elétrica furtada, em apenas três meses, em 24 municípios da região de Presidente Prudente.

Nesse período, foram feitas 304 inspeções, que confirmaram suspeitas de ligações clandestinas e adulterações em medidores, resultando em 124.629 kWh de energia desviada.

“Essa energia seria suficiente para abastecer a demanda de 623 famílias durante um mês inteiro. Ou seja, um prejuízo muito grande para toda a comunidade”, cita o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da concessionária Energisa Sul-Sudeste, Renan Felix Fernandes Souza.

Conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo rateados na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia.

Além do prejuízo financeiro, ele chama a atenção para os riscos que esses desvios representam à segurança. “Na maioria das vezes, as ligações clandestinas são feitas por pessoas que não têm conhecimento técnico, utilizam materiais inadequados, e não têm nenhuma permissão para acessar a rede de distribuição, podendo provocar um incêndio, interrupção no fornecimento da energia para a vizinhança ou até sofrer um choque elétrico fatal”, detalha.

O especialista orienta a população que, em caso de suspeitas de furto de energia, denuncie pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade da pessoa denunciante é mantida em total anonimato.

“Dessa forma, investimos constantemente na qualificação dos nossos profissionais e em tecnologia, potencializando a identificação de fraudes e furtos de energia que prejudicam a todos que estão pagando suas contas de energia em dia”, explica.

Para tal, a empresa dispõe de um sistema inteligente de monitoramento de consumo dos clientes que facilita a identificação de situações em que o consumo calculado não coincide com o perfil do imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial, nas áreas urbanas e rurais.

"Além desse monitoramento, a empresa também recebe denúncias anônimas de situações suspeitas, as quais são confirmadas por meio de inspeções técnicas realizadas in loco", finaliza.

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