Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Não adianta apenas plantar, tem que cuidar', diz idealizador do Prudente Mais Verde

Vereador Ênio Perrone articula retomada de projeto de arborização

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/09/2021 às 21:19

Área próxima ao Monte Alto rearborizada após ação de plantio do Prudente Mais Verde

(Foto: M2 Comunicação)

Idealizado em 2014, o audacioso programa de arborização urbana 'Prudente Mais Verde' deve ser retomado em breve. Esta é a torcida do vereador e médico, Enio Perrone (DEM), que costura a reativação do projeto junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

No Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), Perrone crava: 'Não adianta apenas plantar, tem que cuidar'. Para ele, este foi um dos motivos para que milhares de mudas de árvores fossem perdidas nos últimos anos.

"Não pode apenas plantar, tem que regar. Dentro do projeto, precisaria de quatro a cinco funcionários que seriam os plantadores e cuidadores das árvores. Não adianta só plantar. Chegamos a plantar 10 mil mudas em um único dia na Cidade da Criança. Infelizmente, não foi bem cuidado e os animais acabaram comendo boa parte delas. Não temos a informação de quantas vingaram", lamenta.

Um dos espaços rearborizados por meio do 'Prudente Mais Verde' pode ser visto por quem passa pela Avenida Manoel Goulart, altura do Jardim Monte Alto. "Em frente a antiga Aoki [empresa desativada] é um exemplo do que conseguimos fazer. Hoje, totalmente arborizada em relativo pequeno espaço de tempo. É uma pena que o projeto não prosperou como deveria nos últimos anos, pois dependeria do esforço da gestão anterior", cita.

Os pilares

Segundo Perrone, o projeto é baseado em três pilares principais. "Primeiro, a questão da temperatura; a ideia era plantar 150 mil mudas que tínhamos recebido da Cesp [Companhia Energética de São Paulo], por meio do engenheiro Mauro Arce. O objetivo era criar mini bosques, mini florestas em áreas vazias da cidade para minimizar o impacto do calor", fala. 

"Prudente só tinha 12% de copas de árvores existentes. E para melhorar, precisaríamos de 150 mil novas árvores, mais do que existe, para chegar a 19%. Isso poderia baixar em até 5ºC a temperatura, sem contar os outros benefícios", complementa.

Do outro lado, ele cita a necessidade do envolvimento da sociedade e do Poder Público na empreitada. "Temos que envolver a comunidade, sendo chamada a cada plantação uma entidade ou escola para ajudar nos trabalhos", pontua. 

Área antes de receber mudas de árvores por meio do projeto | Arquivo: M2 Comunicação

Acordo para a retomada

Perrone revela que o programa deve ser reativado nos próximos meses. "Agora, o Fernando Luizari [secretário municipal de Meio Ambiente], um excelente ambientalista, resolveu reativar o programa e transformar áreas vazias em pequenas florestas. Ele me garantiu que vamos reativar o Prudente Mais Verde. Torço muito para que a gente consiga viabilizar novas doações com a Cesp. A gente não pode desistir", comenta.

"Estou muito confiante de que o Luizari possa romper com as dificuldades impostas pela burocracia das coisas públicas", finaliza. 

Raio-X

Em recente levantamento feito por Luizari, Prudente apresenta média de plantio de 15 metros por habitantes. A meta da atual gestão é chegar a 20 metros por habitante visando eliminar o déficit de arborização nos próximos anos. 

Luz de esperança

Em dados inseridos no Programa Município Verde Azul, a cidade prudentina apresenta 52,7% de área verde em sua malha urbana. O feito representa uma pontuação de 2,54, sendo a ideal em 2,60.

Atualmente, a cidade está na 48ª posição do programa de certificação por meio de elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e valorização da agenda ambiental dos municípios paulistas.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.