Da Redação
Em 29/05/2014 às 12:54
Imagem de satélite da área que receberá as 5 mil mudas
(Foto: Divulgação)
Tem início no sábado (31), a partir das 9h30, a execução do Programa Municipal de Arborização Urbana “Prudente Mais Verde”. O primeiro ato - do projeto que pretende plantar 150 mil árvores em Presidente Prudente - será realizado no fundo de vale do Córrego do Saltinho, no Jardim Cambuy.
"Neste primeiro momento vamos plantar 5 mil mudas, com a participação de vários setores da cidade que estamos convidando", destaca o vereador Enio Perrone (PSD), autor da lei que deu origem ao programa.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, equipes da Semea estão fazendo as covas para o plantio das mudas. "No sábado vamos fazer o plantio de mil mudas e no do decorrer da próxima semana vamos plantar o restante em toda a extensão do fundo de vale", destaca Portella.
Este é o segundo projeto para melhorar a arborização da cidade. Em 2009, o então secretário da Semea, Fernando Luizari, tinha como meta 40 mil árvores plantadas. Porém, a proposta sofreu com atos de vandalismo, sendo abandonada ao longo dos anos.
"Prudente Mais Verde"
A proposta possibilita ao município desenvolver ações de implantação, gestão e conservação de áreas verdes urbanas, para a ampliação da cobertura vegetal urbana da cidade.
Objetivos
O programa tem nove objetivos principais estabelecidos, como a criação de uma Política Municipal de Gestão de Áreas Verdes Urbanas e que esta seja feita por um serviço especializado. O mapeamento das áreas verdes para sua correta administração. A conscientização da população sobre a importância destes locais como elemento indispensável ao município.
Além do incentivo a pesquisa e ações destinadas à criação de áreas destinadas ao lazer e à recreação. Por fim, incentivar a implantação de Unidades de Conservação Municipal e Reserva Particular do Patrimônio Ambiental, que deverão ser regulamentadas por legislação específica.
O projeto também determina que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Programa Municipal de Arborização Urbana “Prudente Mais Verde”, incentive iniciativas voluntárias individuais e coletivas de plantios em bairros, ruas, áreas de recreação, adensamento vegetal e reflorestamentos; a formação de grupos organizados de preservação e conservação da vegetação e manutenção de áreas de recreação e parques municipais; e coordenar programas específicos de educação e monitoramento ambiental.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.