Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ousado, começa projeto de 150 mil árvores em Prudente

Da Redação

Em 29/05/2014 às 12:54

Imagem de satélite da área que receberá as 5 mil mudas

(Foto: Divulgação)

Tem início no sábado (31), a partir das 9h30, a execução do Programa Municipal de Arborização Urbana “Prudente Mais Verde”. O primeiro ato - do projeto que pretende plantar 150 mil árvores em Presidente Prudente - será realizado no fundo de vale do Córrego do Saltinho, no Jardim Cambuy.

"Neste primeiro momento vamos plantar 5 mil mudas, com a participação de vários setores da cidade que estamos convidando", destaca o vereador Enio Perrone (PSD), autor da lei que deu origem ao programa.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, equipes da Semea estão fazendo as covas para o plantio das mudas. "No sábado vamos fazer o plantio de mil mudas e no do decorrer da próxima semana vamos plantar o restante em toda a extensão do fundo de vale", destaca Portella.

Este é o segundo projeto para melhorar a arborização da cidade. Em 2009, o então secretário da Semea, Fernando Luizari, tinha como meta 40 mil árvores plantadas. Porém, a proposta sofreu com atos de vandalismo, sendo abandonada ao longo dos anos.

"Prudente Mais Verde"

A proposta possibilita ao município desenvolver ações de implantação, gestão e conservação de áreas verdes urbanas, para a ampliação da cobertura vegetal urbana da cidade.

Objetivos

O programa tem nove objetivos principais estabelecidos, como a criação de uma Política Municipal de Gestão de Áreas Verdes Urbanas e que esta seja feita por um serviço especializado. O mapeamento das áreas verdes para sua correta administração. A conscientização da população sobre a importância destes locais como elemento indispensável ao município.

Além do incentivo a pesquisa e ações destinadas à criação de áreas destinadas ao lazer e à recreação. Por fim, incentivar a implantação de Unidades de Conservação Municipal e Reserva Particular do Patrimônio Ambiental, que deverão ser regulamentadas por legislação específica.

O projeto também determina que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do Programa Municipal de Arborização Urbana “Prudente Mais Verde”, incentive iniciativas voluntárias individuais e coletivas de plantios em bairros, ruas, áreas de recreação, adensamento vegetal e reflorestamentos; a formação de grupos organizados de preservação e conservação da vegetação e manutenção de áreas de recreação e parques municipais; e coordenar programas específicos de educação e monitoramento ambiental.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.