Rogério Mative
Em 07/10/2019 às 09:04
Centro de Iniciação ao Esporte atingiu 25% das obras concluídas em agosto deste ano
(Foto: Rogério Mative)
O que já virou rotina nos canteiros de obras públicas em Presidente Prudente deve ser repetido na construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no Residencial Cremonezzi. Prometida para dezembro deste ano, a conclusão dos serviços deve sofrer novo atraso: agora, de seis meses. A Prefeitura justifica a medida tomada.
Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura publicou termo de aditamento do tempo de contrato com a construtora Guimarães Carvalho, com prazo estendido por mais seis meses. Ou seja, com término em 14 de março de 2020. No documento, não há menção sobre possível aumento do valor do contrato.
Anunciado em 2013, com contrato de empréstimo assinado no ano seguinte e a primeira ordem de serviço liberada em 2017, o Centro de Iniciação ao Esporte atingiu 25% das obras concluídas em agosto deste ano, conforme publicou o Portal.
Com projeto dotado de arquibancadas, quadras, banheiros e vestiários, o CIE conta com verba financiada pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A ideia é atender cinco mil pessoas dos bairros próximos, como Humberto Salvador, Tapajós, Bela Vista, Alexandrina e João Domingos Netto ofertando a prática de esportes para crianças e adolescentes.
Desde o anúncio feito em 2013, o projeto sofreu alterações. Antes, o CIE seria construído em um terreno de 2.500 metros quadrados localizado na Rua Benedicto Vernille, com custo de R$ 3.243.483,58.
Em remodelação feita pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB), a obra é erguida em terreno de 3,7 mil metros quadrados localizado na Avenida José Teixeira dos Santos Almeida. O valor da obra com 1,6 mil metros quadrados teve redução e caiu para R$ 2.433.616,56.
A projeção era entregar o CIE pronto em dezembro de 2017. Mas, a exemplo do Centro Olímpico, a empresa vencedora da licitação desistiu da construção. Desta forma, os trabalhos foram retomados em outubro do ano passado pela empresa que obteve o segundo lugar no certame, a construtora Guimarães Carvalho.
O novo prazo de entrega era abril deste ano. No último posicionamento da Prefeitura, a data final foi empurrada para dezembro. E, agora, a previsão final fica para março de 2020.
Questões burocráticas
De acordo com a Prefeitura, a mudança do prazo para a entrega da obra está atrelada a procedimentos como vistorias da Caixa Econômica Federal e do Corpo de Bombeiros.
"O Governo de Presidente Prudente reitera que a previsão é concluir as obras do Centro de Iniciação ao Esporte até o fim deste ano. No entanto, após a entrega do complexo esportivo, há uma série de providências a serem tomadas durante a vigência do contrato, como vistorias da Caixa Econômica Federal [financiadora], entrega de documentações referentes às metragens e estrutura do complexo, Auto de Vistoria [AVCB] do Corpo de Bombeiros, entre outras. Desta forma, houve a necessidade de prorrogar o prazo contratual até março do ano que vem", diz a nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
*Atualizada às 11h44 para acréscimo da nota enviada pela Secom com posicionamento da Prefeitura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.