Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Outubro Rosa: Unesp de Prudente realiza exames gratuitos para mulheres

Da Redação

Em 28/09/2025 às 19:30

Atividades incluem exames ginecológicos no ônibus do Papanicolau, orientações gerais sobre saúde feminina e teste rápido para HIV e Sífilis

(Foto: Cedida/AI)

“Cuidar da saúde é um ato de amor próprio!”. É com este lema que a Seção Técnica de Saúde (STS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente lança a programação do “Outubro Rosa: conscientização sobre o câncer de mama”, que oferecerá serviços gratuitos nos dias 2 e 3 de outubro, no estacionamento dentro do campus, em frente ao Centro de Ciências.

No local, será realizado o exame ginecológico de Papanicolau, por meio do ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC). O exame preventivo é muito importante para identificar lesões, infecções e, principalmente, câncer do colo do útero. 

Serão 100 atendimentos diários, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Para a ação de coleta de Papanicolau, qualquer mulher pode fazer o agendamento por meio de formulário on-line. É necessário apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. No dia do exame não pode estar menstruada, e dois dias antes não pode ter usado medicamentos vaginais e nem ter tido relação sexual.

Segundo a supervisora da STS, Fernanda Spagnoli Delben, o Ônibus do Papanicolau já esteve no campus da FCT anos atrás e a ideia de retomar a iniciativa faz parte da política da atual gestão da unidade de promover a saúde não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a população prudentina.

“O mês de outubro representa para nós um importante momento de empoderamento das mulheres na busca pelo autocuidado, na ação de hábitos saudáveis e a disseminação de informações relevantes para a saúde feminina”. 

Nos dois dias da ação no campus da FCT, haverá orientações gerais sobre saúde feminina e teste rápido para HIV e Sífilis, que não precisam de agendamento, basta a mulher comparecer ao local, que será acolhida pela equipe da STS. No dia 2, os testes serão realizados no período da tarde (13h às 16h) e, no dia 3, das 8h às 12h. 

Mais informações sobre a campanha “Outubro Rosa da FCT Unesp”, entre em contato com a STS pelo telefone: (18-3229-5438); ou por e-mail ([email protected]).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.