Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura multa empreiteira e dá prazo para retomada do Parque Digital

Da Redação

Em 23/12/2020 às 17:53

Apesar das obras seguirem paradas, Prefeitura prolongou contrato antes de notificar empresa

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Após longos meses de espera, a Prefeitura de Presidente Prudente decidiu agir faltando oito dias para o término da gestão de Nelson Bugalho (PSDB). Nesta quarta-feira (23), multou a empresa Spalla Engenharia, responsável pela construção do Polo Digital “Hub 018”, em R$ 442.398,48. Iniciadas em março, as obras pararam na implantação dos alicerces.

A construtora também será notificada para reiniciar as obras do parque tecnológico em até 30 dias, caso contrário o contrato será rescindido e a empresa será declarada inidônea, ficando impossibilitada de estabelecer novos contratos com a Prefeitura ou com outros órgãos municipais.

Além do Parque Digital, a Spalla também é responsável pela reforma do Camelódromo da Praça da Bandeira e do Atende Prudente da Vila Marcondes. Ambos também apresentam atrasos, conforme revelou o Portal em levantamento exclusivo sobre 10 obras públicas.

O contrato com a empresa foi ampliado em decisão tomada no fim de outubro, mesmo com as obras paradas.

Construtora alegou falhas técnicas

De acordo com a Prefeitura, a construtora alegou eventuais falhas técnicas do projeto de engenharia para que paralisasse a obra. A informação consta na justificativa solicitada pela Secretaria de Tecnologia (Setec).

Contudo, a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos emitiu parecer desfavorável à empresa, uma vez que os apontamentos deveriam ter sido feitos durante o processo licitatório. “Ao que tudo indica, a empresa contratada participou da concorrência pública sem qualquer levante da matéria afeta à técnica nos projetos que acompanham e fazem parte do edital”, declarou a assessora da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Andreia Esper Xavier, em seu parecer.

“Ora, o momento para conhecer de forma criteriosa e detalhada a pretensão contratual perseguida pelo poder público, realizar visitas no local da obra, dirimir dúvidas ou mesmo impugnar o ato convocatório por inconsistências técnicas de ordem material ou formal, ou seja, conhecer as ‘regras do jogo’, é na fase que antecede a sessão pública, na fase interna, e não após a assinatura contratual”, completa.

De acordo com o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, apesar de o parecer jurídico autorizar a imediata rescisão contratual,  “a mera rescisão neste momento prejudicaria ainda mais a administração, que se verá obrigada a licitar novamente o projeto, suportando custos operacionais e ainda mais tempo para sua conclusão”.  

Além disso, ele considera que é direito da empresa retomar a obrigação a que voluntariamente se submeteu, dentro deste prazo de 30 dias. "A construtora venceu a licitação, tem a obrigação de entregar a obra seguindo o projeto licitado. Não é causa de falta de recursos financeiros como as vezes acontece (convênios), o dinheiro está aplicado, e não restou demonstrado no processo nenhuma falha no projeto que justificasse essa paralisação ou impedisse a continuidade da obra. Estamos punindo nos termos da lei, embora eu preferisse estar inaugurando”, conclui Alessi.

O projeto

Com custo de quase R$ 5 milhões apenas de estrutura física - sem equipamentos e mobiliário -, o Parque Digital serviria para o desenvolvimento e apoio a pequenos negócios, ligados à prestação de serviços permitindo que empresas de até seis funcionários pudessem se instalar em ambientes especialmente projetados para oferecer toda infraestrutura necessária e promover o networking.

Ao todo, seriam 2.500 metros quadrados de construção em dois pisos, sendo que no piso inferior estavam previstos setor de administração, lanchonete, auditório, salas de reunião e de capacitação além de um coworking para acadêmicos e profissionais liberais.

Já no piso superior mais de 50 empresas poderiam se instalar, em módulos que variam de uma única mesa (espaço individual) até salas de aproximadamente 40 metros quadrados.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.