ROGÉRIO MATIVE
Em 18/06/2020 às 13:06
Chaminé e o galpão que restaram da termoelétrica da extinta Sanbra foram tombados
(Foto: Arquivo/Altino Correia)
O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PSDB), nomeou 14 titulares de diferentes setores para a composição do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Comudephaat) para o biênio 2020/2021.
Além dos titulares, também foram nomeados os suplentes representando órgãos municipais, universidades, OAB, conselhos municipais e associações. O Comudephaat segue presidido por Josué Pantaleão.
A lista pode ser conferida clicando aqui.
'Reativação'
Em sua justificativa, Bugalho aponta a necessidade de "reativar" o conselho em defesa do patrimônio histórico da cidade. Cabe ressaltar que o órgão segue ativo independemente da nomeação dos novos membros.
Locais tombados
Atualmente, Prudente conta com tombamento do antigo Matadouro, que atualmente abriga o Museu Municipal; da extinta Indústria Matarazzo, atual Centro Cultural; do antigo Instituto Brasileiro do Café, transformado em Centro de Eventos (IBC); e um bebedouro para animais entre o início do Viaduto Tannel Abudd e a Avenida Washington Luís.
Sob a gestão de Bugalho, recentemente, foram tombados um sítio paleontológico localizado entre os bairros São João e Girassóis, além da chaminé e o galpão que restaram da termoelétrica da extinta Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S/A (Sanbra), na Vila Furquim.
A Catedral de São Sebastião tombada na gestão de Virgílio Tiezzi foi destombada por Agripino Lima em 1993, quando sofreu reformas e revitalização.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.